09 de dezembro de 2020
Roer as unhas: conheça 5 riscos para a sua saúde bucal
Você costuma roer as unhas? Saiba que não está sozinho! Aproximadamente 30% da população mundial também tem essa mania. O hábito, conhecido no meio médico como onicofagia, afeta pessoas de todas as idades e, geralmente, está associado ao estresse, à ansiedade e ao nervosismo.
“Mania minha”, “tô nervoso”, essas e outras desculpas são comuns para justificar o ato de levar as mãos à boca para roer as unhas. O problema é que esse hábito faz mal para a saúde e pode, inclusive, causar sérios problemas bucais.
Mas o que exatamente pode acontecer com a sua saúde bucal se você tiver essa mania de roer as unhas? É isso que vamos explicar nesse artigo. Continue a leitura e conheça 5 riscos para a sua saúde bucal se você continuar com esse hábito.
1) Desgaste, fratura e desalinhamento dos dentes
Ao roer as unhas, você exerce uma pressão repetitiva e contínua sobre os dentes. Isso provoca o desgaste do esmalte, aumentando a possibilidade de pequenas fraturas ou fissuras e ainda deixando os dentes mais propensos à formação de cáries e sensibilidade.
Além disso, essa pressão maior sobre os dentes também pode causar problemas de alinhamento da arcada dentária, principalmente em crianças.
2) Lesões nas gengivas
Os pedaços de unha são cortantes e estão cheios de bactérias. Eles podem causar lesões ou se alojar na gengiva, desencadeando irritações, inflamações ou ferimentos. Em casos mais graves e não tratados, podem até evoluir para uma gengivite.
3) Problemas na mandíbula
O ato repetitivo de roer as unhas também é um fator de risco para a disfunção temporomandibular (DTM), um problema na articulação temporomandibular que é responsável pelos movimentos da boca como abrir, fechar, mastigar e falar.
A DTM pode causar dor e estalos ao mastigar, limitação na hora de abrir a boca, dores de cabeça intensas, incômodos nos ouvidos e até zumbidos.
4) Maior risco de desenvolver bruxismo
Quem tem o hábito de roer unha está mais propenso a desenvolver bruxismo, que é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes, normalmente durante o sono. Segundo alguns estudos, essa associação é comum, pois os dois problemas costumam ter origem emocional.
Além de causar prejuízos na saúde bucal, como retração da gengiva e desgaste do dente, o bruxismo também pode provocar insônia, dor de cabeça e outros desconfortos.
5) Infecções na boca causadas por bactérias, vírus ou fungos
Por fim, outro problema da mania de roer as unhas é relacionado à higiene. Afinal, nem sempre a pessoa está com as mãos limpas quando as leva à boca. Com isso, bactérias, vírus e fungos presentes debaixo da unha podem ser facilmente transportados para dentro do organismo.
Esses micro-organismos provocam infecções na região oral, como já citado antes. Além, é claro, de causar doenças que vão de uma simples gripe até casos mais graves, como diarreia e infecções respiratórias.
Depois de tudo isso você só tem um caminho: abandonar o hábito de roer as unhas o quanto antes. E, se você notar que tem algum desses problemas de saúde bucal, procure um dentista.
Deixe um comentário:
Informações muito importante ????
Olá, Leudeci! Que bom que gostou do conteúdo, continue nos acompanhando! 😀
Boa informação????????????
Que bom que gostou, Rafael! 😀
Não consigo para de roer as unhas oq fasso,também tenho ansiedade
Olá, Erica! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um especialista e de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.
Eu tenho a mania roer os dentes
Olá, Airton.
Publicamos um artigo que fala sobre o bruxismo, que é o hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes. Acesse o link e saiba mais sobre o assunto:
https://uniodontocampinas.com.br/blog/bruxismo-conheca-as-principais-causas-e-como-tratar/ 🙂
Eu roer unha como que eu paro de roer unha
Oi, Gabriela! Indicamos que você passe por um profissional especializado para ajudar no seu caso e no melhor tratamento possível. Desejamos melhoras! 😉
Olá, eu tenho alguns dentes da frente que de repente ficaram moles, Eu estou a roer as unhas durante a maioria dos anos até agora, pode ser por culpa disso? E se for, se eu parar de roer, eles irão voltar ao normal?.
Olá, Gabriel! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.
serio nao sabia e ruia unha a mais de 3 anos
Pois é, Arthur! Viu quantos riscos o hábito de roer unhas oferece à saúde bucal? 🙂
oi meu nome é leticia eu como minhas unhas com meus dentes isso é normal?
Olá, Letícia! Tudo bem? Como explicamos aqui no Blog, roer as unhas pode trazer prejuízos à sua saúde e saúde bucal. Por isso, siga as dicas que apresentamos aqui e tente evitar esse hábito ao máximo, ok?
Tenho o hábito de roer as unhas desde 10 anos de idade, hoje tenho 59 anos?
José, como mostramos no artigo, esse hábito é muito prejudicial para sua saúde bucal!
Eu não sabia nada sobre este assunto antes de ler este post. Obrigado por me ensinar algo novo!