Programas
Uniodonto
Campinas
Saiba mais sobre como atuamos para entregar a você o melhor de nossa cooperativa.
efeitoDeRodape
Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)

A Uniodonto Campinas criou o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em conformidade com a Portaria 529/2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente e a RDC 36/2013. Além de promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, a função primordial do NSP é a prevenção de riscos na instituição, considerando o paciente como sujeito e objeto final do cuidado em saúde.

Visando garantir a qualidade na prestação de serviços odontológicos seguros e eficientes a todos os seus beneficiários, foi criado o Plano de Segurança do Paciente, com a intenção de disseminar a Cultura de Segurança dentro e fora da cooperativa.

Plano de Segurança do Paciente (PSP)

O PSP (Plano de Segurança do Paciente) tem como objetivo definir estratégias para garantir a segurança do paciente, visando minimizar os riscos durante os processos associados aos cuidados de saúde através da implementação de boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

Planos de Segurança ao Paciente

7 Protocolos

A Uniodonto Campinas está ciente de seu papel de liderança em cuidados com a saúde, e prioriza a qualidade na prestação de serviços odontológicos seguros e eficientes a todos os seus beneficiários.

Por isso, os protocolos de segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde foram adaptados para a realidade do ambiente ambulatorial do serviço de urgência 24h da Uniodonto Campinas.

Conheça os 7 protocolos de segurança:

Protocolo 1 | Identificação correta do paciente

Identificar o paciente é muito importante para evitar erros durante os cuidados com sua saúde. Os dados utilizados para identificar na Uniodonto Campinas são: nome completo e número de prontuário ou número da ficha de atendimento do paciente.

Protocolo 2 | Comunicação segura

A comunicação segura é algo fundamental para certificar a segurança do paciente. A troca de informações entre profissionais e pacientes devem ser realizadas com total objetividade e clareza, pois propicia a humanização e é um cuidado transformador na atenção ao paciente.

Protocolo 3 | Prescrição de medicamentos

O cuidado na prescrição de medicamentos é fundamental no plano de tratamento do paciente. Qualquer medicação, até mesmo aquelas que podem ser compradas sem prescrição, devem ser usadas de forma adequada, para que a resposta seja positiva e que não ocorra nenhum dano ao paciente.

Protocolo 4 | Cirurgia Segura

Entendemos que o protocolo de cirurgia segura engloba todos os procedimentos que podem ser realizados no paciente, como preparo cavitário no tratamento restaurador, abertura coronária no tratamento endodôntico, exodontia do dente, entre outros.
O checklist é o componente essencial para a diminuição de eventos adversos. É importante revisar e conhecer dados do paciente, confirmar condição de equipamentos, instrumentais e verificar medidas de segurança, como uso de EPI e necessidade de profilaxia bacteriana.

Protocolo 5 | Higienização das mãos para evitar

Antes de qualquer procedimento é seguido o Protocolo de Higienização das Mãos, que faz parte do Programa Nacional para Segurança do Paciente, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Protocolo 6 | Reduzir o Risco de queda

As quedas são eventos que podem causar lesões e danos aos pacientes dentro do ambiente odontológico. Pacientes idosos, crianças, aqueles que estejam fazendo uso de medicamentos para controle de dor, pessoas com dificuldades na marcha ou apoiadas, estão mais propensas a quedas. Como medida de segurança, o protocolo de prevenção de quedas da Uniodonto Campinas conta a identificação e orientação aos pacientes que apresentam riscos. A prevenção a quedas é responsabilidade e dever de todos os profissionais da saúde, todos as dias.

Protocolo 7 | Prevenção de Lesões decorrentes do Atendimento Odontológico

Fatores locais e sistêmicos relacionados ao paciente podem estar relacionados a causa de lesões na cavidade bucal. O tratamento odontológico pode muitas vezes induzir o surgimento de lesões ulceradas na mucosa bucal. O protocolo orienta cuidados com movimentos realizados pelo cirurgião-dentista, no uso de instrumentais e pontas. A Uniodonto Campinas procura sempre aprimorar seus processos assistenciais e garantir a segurança de cada paciente. A qualidade nos atendimentos e a segurança nos mesmos são de extrema importância para todos nós