05 de setembro de 2019

Dor no rosto? Dor no ouvido? Você pode estar sofrendo de DTM

Sabe aquela dor de cabeça que vem e nunca vai embora? Dor no ouvido, nos músculos do pescoço, no ombro e dificuldade para mastigar? Todos esses sinais podem ser culpa da DTM, uma doença odontológica que atinge, principalmente, mulheres de 15 a 45 anos.

Identificar esse tipo de problema é essencial, afinal, incômodos como esses podem afetar a qualidade de vida, prejudicando a realização de tarefas comuns do dia a dia e restringindo a vida social.

O que é a DTM?

A sigla DTM significa Disfunção Temporomandibular, nome dado ao conjunto de sinais e sintomas que afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular – ATM. A articulação temporomandibular situa-se entre o maxilar e o crânio, sendo responsável pelos movimentos da boca como abrir, fechar, mastigar e falar.

Portanto, qualquer dificuldade ou problema que impeça o funcionamento adequado desta articulação é chamado de DTM.

O que pode causar DTM?

O bruxismo – hábito de apertar ou ranger os dentes – é um dos principais fatores de risco que causam a DTM. Entretanto, existem uma série de fatores que podem contribuir para o surgimento da DTM, entre eles traumas, predisposição genética para dores crônicas, estresse e doenças degenerativas das articulações.

Além disso, alguns hábitos do dia a dia também podem causar o aparecimento da DTM: apoiar a mão na mandíbula com frequência, roer as unhas e mascar chiclete.

Quais os sintomas da DTM?

De forma geral, os principais sintomas causados pela DTM são:

  • Problemas na hora de mastigar ou de morder algo
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca
  • Zumbidos, dores nos ouvidos e nas áreas ao redor das orelhas
  • Dores de cabeça intensas ou enxaquecas
  • Dor ou tensão no pescoço

Para identificar se esses são sinais de DTM é importante ficar atento à frequência e intensidade desses sintomas.

Quer solucionar esses incômodos de uma vez por todas e melhorar seu bem-estar? Descubra como prevenir e tratar a DTM.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


11 Comentários
  1. Olá, tenho uma dúvida.. quando abro a boca meu maxilar vai para a esquerda e depois volta para o centro, fazendo um quase um S. Sempre tive isso, mas ultimamente estou tendo dor de ouvido e no pescoço.. isso pode ser um DTM? Qual especialista devo procurar?

    • Olá, Giuliana!

      Recomendamos que você agende uma consulta com o cirurgião-dentista de sua preferência para avaliar o seu caso. Você pode encontrar a relação de Cirurgiões-dentistas cooperados à Uniodonto Campinas, por aqui: https://www.uniodontocampinas.com.br/portal/procureseudentista/ , basta colocar o nome da cidade e clicar em “Pesquisar”.

      Devido à prevenção e combate ao Coronavírus, indicamos que cada beneficiário entre em contato com o cirurgião-dentista de sua preferência para conferir o horário de atendimento disponibilizado!

      Qualquer outra dúvida estamos à disposição!

  2. Estou passando por esse problema, ja fui ao otorrino e ele disse que podia ser sinusite, tomei a medicação e não resolveu. Sinto dores ao lado do rosto. No início era apenas estalo e dores passageira mas agora doi, estala, ao abrir a boca parece que entorta, o ouvido doi, fica dolorido com zumbido e as vezes parece que estou com um capacete na cabeça. Os nervos duros e ao baixar a cabeça é como se tivesse um peso na façe.

  3. Há dois dias estou com uma dor perto do pescoço e ouvido do lado esquerdo só mastigar está sensível e dói muito sinto muita dor estou tomando ampicilina de 50 e tá uma aliviada mas volta a doer fico com o lado do rosto pressionado na coberta pra aliviar a dor o que pode ser isso

    • Olá, Glauciane! Nesse caso, recomendamos que você busque por um cirurgião-dentista de sua preferência! Somente ele poderá avaliar o seu caso e recomendar o tratamento. Caso não tenha um profissional de sua preferência, você pode encontrar a relação de Cirurgiões-dentistas cooperados à Uniodonto Campinas, por aqui: https://www.uniodontocampinas.com.br/portal/procureseudentista/, basta buscar pela cidade e clicar em “Pesquisar”. Qualquer outra dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

    • Olá, Luciana! Nesse caso, recomendamos que você busque por um cirurgião-dentista de sua preferência, para que ele possa avaliar o seu caso. Qualquer outra dúvida ou necessidade, estamos à disposição!