03 de setembro de 2020

Bruxismo: conheça as principais causas e como tratar

O bruxismo, hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes, faz parte da vida de pelo menos 40% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com diferentes causas, esse problema pode atingir adultos e crianças.

Além de causar prejuízos na saúde bucal, o bruxismo pode provocar outros desconfortos, como insônia, dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço e na face.

Neste post, vamos falar um pouquinho mais sobre o problema, explicando os tipos de bruxismo, as principais causas e as formas de tratamento. Confira!

Tipos de bruxismo: diurno e noturno

Na maioria das vezes, o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes acontece à noite, durante o sono. É considerado um distúrbio do sono, chamado de bruxismo noturno, e pode ter origem física ou emocional.

Mas, o problema também acontece durante o dia, enquanto a pessoa está acordada. Esse é o bruxismo diurno, também chamado de briquismo ou bruxismo em vigília, e normalmente está relacionado às atividades que exigem esforço físico ou muita concentração.

Quais são as principais causas do bruxismo?

Existem vários fatores que estão associados ao desenvolvimento do distúrbio, como genéticos, físicos e psicológicos. Veja os mais comuns:

Estresse e ansiedade: o excesso de nervosismo, irritação e ansiedade podem provocar o bruxismo – principalmente o diurno. O problema surge como uma forma de resposta do corpo à tensão acumulada;

Genética: diversas pesquisas demonstram existir um caráter genético em alguns tipos de bruxismo, inclusive com o fator de hereditariedade, ou seja, passado de pai para filho;

Medicamentos: alguns medicamentos antidepressivos, como a fluoxetina, podem ter como efeito colateral o bruxismo;

Desalinhamento dos dentes: o alinhamento anormal dos dentes compromete o correto fechamento da boca e encaixe dos dentes, favorecendo o surgimento do bruxismo;

Refluxo estomacal: o refluxo do ácido gástrico do esôfago para a boca também pode provocar o apertar e ranger dos dentes como resposta ao incômodo.

Como tratar o bruxismo?

Não existe ainda um tratamento para curar o bruxismo, mas alguns métodos pode ser utilizados para aliviar a dor e os sintomas da doença. O mais comum é a placa dentária de proteção, que é usada durante a noite para restringir os movimentos da mandíbula, evitando o desgaste dos dentes e contribuindo para a redução de dores.

Além disso, dependendo da causa do bruxismo, o tratamento pode ser feito com toxina botulínica, aparelho ortodôntico para correção de mordida, medicamentos, fisioterapia facial, técnicas de relaxamento muscular e até quiropraxia.

Visitar regularmente o dentista é a melhor maneira de identificar precocemente o bruxismo e prevenir problemas de saúde bucal ou outros desconfortos que afetam sua qualidade de vida. 

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


39 Comentários
      • Em mais de 10 anos de convênio , nunca encontrei um profissional a altura para me aconselhar e ajudar . Precisei pagar particular para realizar um implante dentário decorrente do bruxismo , uniodonto deixa muito a desejar nesse quesito . Única matéria que encontrei nessa página falando desse assunto .

  1. Olha eu pago Uniodonto mas não acho mais dentista q estão atendendo nos finais de semana c tiver algum pra me indicar eu aceito

  2. Muito rica essa matéria. Uma pena que a maioria dos dentistas não tem nenhum conhecimento sobre isso. Uso placa há 30 anos e nunca tive orientação de que existia uma especialidade nessa área. Somente há 2 meses fiz a primeira consulta com a especialista em DTM. Descobri que o modelo de placa que uso há anos está errado e descobri várias tantas outras formas de melhorar a minha qualidade de vida. Obrigada pela matéria.

    • Olá, Edineia! Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo e que encontrou uma profissional de confiança para cuidar da sua saúde bucal! 😀

  3. Eu tenho bruxismo,desde adolecencia,ja estou com 51 anos,sinto muito disconforto,e sempre que fico muito preocupada,meu ouvidos entope como se tivece uma placa de vento no ouvido,sinto como se tivece no meu esofago uma bola de saliva grossa,meus musculos doe muito tambem,preciso de tratamento e nao tenho condiçoes financeiras,preciso muoto de ajida medica!

    • Olá, Maria Francilene! Não deve ser fácil… É muito importante ter a avaliação e acompanhamento de um profissional!

  4. Tenho bruxismo severo , qualquer esforço que eu faça, aperto os dentes
    Estou perdendo toda arcada superior , estou extraindo os cacos que sobrou pra colocar protse . Faço tratamento antideprecivo e ansiolíticos , mesmo assim coninuo com o problema ; até para escrever , aperto os dentes .
    A arcada inferior não apresenta problemas , alguma esplicação pra isto ?
    Tenho crises nervosas , irritabilidade e muita crise de choro profundo .
    Oque devo fazer ?

    • Olá, Leonilda! Sentimos muito que esteja com dor e passando por essa situação delicada. Indicamos que você procure um cirurgião-dentista de confiança. Só ele poderá realizar uma avaliação e passar uma orientação adequada, ok? Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, entre em contato com nosso Plantão 24h: 0800 864 4357.

    • Olá, Catarina! Indicamos passar por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Mauro! Sentimos muito pelo ocorrido. Neste caso, recomendamos passar por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Sonara! Sentimos muito que esteja passando por isso. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

  5. Eu estou com um problema de bruxismo e mim encomoda muito, sinto apertado os dentes sinto um friagem aredor da boca e da face minha cabeça fica ruim e o pescoço cansado fico sentindo muito desconfortada eu acabo ficado nervosa pôr causa disso o que eu devo fazer qual e o remédio que devo tomar para melhorar isto. Agradeço muito si poder mim ajudar.

    • Olá, Eliene! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

  6. Olá ja tem 1 semana que estou com dor no dente do fundido lado direito doe o nervo porém tenho ansiedade e recetemente testei positivo pra covid nao sei se pode ser isso tb ou ate mesm um dente q esteja nascendo porém tenho todos os dente do siso nao prescisa franca nenhum penso se pode ser canal tb ou ate mesm bruxismo ou alguma sequela do covid

    • Olá, Franciele. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. Desejamos melhoras! 🙂

    • Olá, Andrea. Tudo bem? 🙂

      Indicamos que você entre em contato através dos nossos canais oficiais para esclarecer sua dúvida. Nossa equipe irá te auxiliar no que for preciso.

      Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 160 5555 ou (19) 3322-4000

      Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 18h | Fale Conosco: http://www.uniodontocampinas.com.br/fale-conosco

  7. Eu estou sofrendo bastante com isso já uso uma placa de proteção a noite mas de dia tá me afetando também muito nervoso

    • Olá, Cláudio! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Cláudia. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

  8. Uso prótese fixa e uma móvel, tenho bruxismo,e agora estou com a pressão alta, queria saber se a causa de pressão e do bruxismo

    • Olá, Ivone! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. 🙂

    • Oi, Ivone! Esperamos que você melhore! Consulte sempre o seu cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado.

  9. Ola boa tarde….sou de gaspar sc….preciso de um profissional que atenda pelo plano e que me ajude a se tratar ….pois a anos sofro com esse problema!!!!

Tags