07 de abril de 2022

Como fazer a higiene oral do seu aparelho ortodôntico

O ritual da limpeza bucal deve incluir seu aparelho ortodôntico. Saiba como cuidar corretamente dos principais tipos de equipamentos

O uso de aparelhos ortodônticos deixou, há muito tempo, de fazer parte do estereótipo adolescente ou de uma questão estética. Hoje, ele é um solucionador de problemas sérios. Afinal, os aparelhos ortodônticos são responsáveis por uma significativa melhora na qualidade de vida de pessoas com problemas de enxaqueca, mastigação, respiração, dores na mandíbula e muitas outras disfunções.

Uma forte característica desse tipo de tratamento é ser 100% personalizado e ter uma duração que varia de 6 meses a 3 anos (ou até mais), aproximadamente. Isso demanda do paciente visitas regulares (e indispensáveis) ao dentista e cuidados específicos de higiene para evitar outros problemas, como acúmulo de placa bacteriana, cáries, mau hálito ou mesmo inflamações das gengivas.

E isso pode acontecer durante o uso dos mais variados tipos de aparelho, pois as bactérias causadoras de problemas dentários podem se alojar em qualquer fresta da mandíbula. A porosidade dos materiais também é um ponto de preocupação, pois oferece um abrigo extra para as bactérias.

Reunimos aqui algumas dicas para facilitar o ritual de limpeza bucal para os tipos mais comuns de aparelhos ortodônticos. Antes disso, porém, vamos dar uma revisada nos itens indispensáveis para iniciar uma boa higienização bucal.

Materiais básicos

Antes de entrarmos na execução de limpeza é importante ter os seguintes produtos sempre à disposição na pia do seu banheiro:

Pasta de dentes: utilize a marca e o tipo recomendado pelo seu dentista.

Fio dental encerado: o fio dental encerado mantém-se mais íntegro durante a higienização entre os dentes do que o fio comum, que pode desfiar durante a passagem. Para quem usa aparelho fixo, esses fiapos podem se enroscar nos brackets ou mesmo ficarem presos entre os dentes, gerando desconforto e mais trabalho no momento de limpar.

Passa-fio dental: essa haste flexível é uma ótima facilitadora no momento de realizar a limpeza com fio dental. Ela ajudará a passar o fio nos lugares mais difíceis.

Escovas interdental, unitufo ou bitufo: elas foram projetadas para alcançar lugares onde a escova convencional não chega, proporcionando uma limpeza mais eficiente.

Escova convencional macia: ela é, sem dúvida, o principal instrumento de higiene oral. Ela deve ser macia e manuseada suavemente pela superfície das gengivas, dentes e aparelhos, em movimentos circulares e demorados.

Enxaguante bucal sem álcool: a salivação é uma importante aliada da saúde oral, especialmente para quem utiliza aparelho. Os enxaguantes bucais com álcool tendem a “secar” a mucosa e podem, com o tempo, causar pequenos danos nos tecidos moles da boca, que, muitas vezes, já estão sensibilizados pelo uso do aparelho ortodôntico.

Como fazer a higiene oral para cada tipo de aparelho

Escovação base: para realizar o procedimento padrão de escovação, precisaremos de uma escova macia, de tamanho proporcional à boca da pessoa, e pasta dental. Não cometa erros na escovação: toda a execução deve ser feita em frente ao espelho para que a pessoa possa observar todas as superfícies escovadas. O movimento da escova deve ser circular, lento e preciso, contemplando cada dente – tanto na parte externa quanto interna dele.

Ao término dessa etapa, a pessoa fará o primeiro enxague e passará o fio dental, de modo que o fio usado não volte a passar dentre os dentes. Para tanto, a pessoa precisará usar, mais ou menos, 40cm de fio. A passagem dele deve ser suave e “abraçar” cada dente, em suas duas laterais, para eliminar qualquer resíduo.

Para finalizar, a pessoa deve utilizar o enxaguante bucal – preferencialmente sem álcool.

Agora, podemos entrar nas particularidades de cada tipo de aparelho. Vamos lá.

Aparelho fixo: o método mais conhecido pelo público geral, ele utiliza uma força mecânica para colocar os dentes nos seus devidos lugares. Pode ser colocado na parte de fora ou de dentro dos dentes – nesse último caso, é chamado de lingual.

Para iniciar a limpeza, retire os elásticos do aparelho e outras possíveis peças auxiliares ao seu funcionamento. A escovação base deve ser feita com a escova em um ângulo de 45° em relação à gengiva, para também limpar o aparelho.

Em seguida, utilize a escova interdental em todo o bracket e entre o fio ortodôntico e os dentes para evitar que qualquer resíduo fique preso. Lembre-se que resíduos alimentícios nutrem as bactérias que causam problemas bucais.

O fio dental deve ser passado primeiro embaixo do fio ortodôntico do aparelho – manobra que pode ser facilitada com o passa-fio – e em seguida entre os dentes. Essa etapa deve ser realizada sem pressa, para evitar ferir a gengiva.

Alinhadores transparentes: chamado também por “aparelho invisível”, ele é feito a partir de um modelo 3D da arcada dentária e possui diversas fases de alinhamento. O cuidado com ele é relativamente simples. Antes de se alimentar, retire o alinhador e guarde-o em seu recipiente. Quando terminar a refeição, faça a escovação base e higienize o alinhador antes de voltar a utilizá-lo. Importante lembrar: higienize as mãos antes de manusear o aparelho.

Também faça a escovação do aparelho, enxague e seque. É importante frisar que qualquer resíduo que tenha ficado entre os dentes permanecerá “dentro” do aparelho até a próxima escovação, o que pode gerar o acúmulo de placa bacteriana. Portanto, tenha bastante atenção.

Aparelho móvel: é uma alternativa utilizada para estimular mudanças na estrutura óssea bucal ou para ajudar a manter o resultado obtido depois da retirada do aparelho fixo. Como no caso do alinhador transparente, o aparelho móvel deve ser removido antes das refeições e guardado em seu recipiente. Não é recomendado utilizar papel toalha, papel higiênico ou “paninhos” para guardar o aparelho móvel, pois eles podem facilitar a sua contaminação e, consequentemente, transmitir doenças. Faça a escovação base normalmente e, em seguida, escove o aparelho móvel com pasta dental, enxague e volte a utilizá-lo.

Periodicamente, use pastilhas para higienizar a dentadura no aparelho móvel para potencializar a limpeza. A água utilizada nesse processo deve ser sempre fria. Água quente pode danificar a estrutura do seu aparelho.

Preserve sua saúde bucal mantendo os hábitos de higiene corretos e recorrentes. Em caso de dúvida, sempre procure seu dentista e siga suas orientações.