15 de dezembro de 2021

Qual a importância da saliva?

Todo o nosso organismo é estruturado de forma que cada parte tem uma função muito bem estabelecida, ou seja, nada está lá por acaso. E com a saliva isso não poderia ser diferente. Pelo contrário! É ela que torna possível diversas atividades comuns de nosso dia a dia, como falar e comer. E quando esse fluxo está desregulado, há também diversas implicações em nossa saúde, e não apenas da bucal. 

Quer saber mais sobre a importância da saliva e qual o impacto dela em todo o nosso organismo? Continue lendo para tirar todas essas dúvidas!

De onde vem a saliva e de que ela é feita?

Nossa boca, nariz, língua, lábios e até cordas vocais são cobertas por centenas de glândulas salivares microscópicas que ajudam a liberar e reter o líquido na boca. Além dessas, as três principais glândulas salivares do nosso organismo, que são responsáveis pela produção de cerca de 90% da saliva, estão localizadas nas bochechas, assoalho da boca e mandíbula.

Uma pessoa adulta pode produzir entre 1 e 2 litros de saliva por dia, quantidade que é essencial por diversas razões. De toda essa quantidade, aproximadamente 99% é composta por água. O 1% restante é formado por diversos componentes, como sódio, cálcio, proteínas, enzimas, magnésio… Mesmo que cada um desses componha apenas uma fração da saliva, todos têm grande importância para nossa saúde bucal.

A importância da saliva para a saúde bucal 

A essa altura você já percebeu que a saliva é um importante fluido para nosso corpo, mas qual é seu principal papel? A gente explica!

A saliva é fundamental na prevenção da cárie, por exemplo, já que os elementos que a compõem fazem com que o líquido se torne uma camada protetora, ajudando a nos proteger de doenças bacterianas.

Além disso, o fluido também contribui com a limpeza de nossos dentes, ajuda a preservar um bom hálito e contribui com todo o sistema digestivo, uma vez que o ato de mastigar gera, automaticamente, um maior fluxo de salivação.

Sem a saliva estimulando as papilas gustativas, apreciar um bom prato de comida perderia a graça, já que sem isso não sentiríamos as diferenças de sabores. Ou seja: são diversas as funcionalidades desse líquido tão importante para o nosso corpo.

O que afeta a quantidade de saliva em nossa boca?

Desregular o fluxo de salivação pode significar problemas que não ficam apenas na boca, já que o líquido tem grande importância para todo o organismo. Mas o que pode afetar essa produção?

Excesso de saliva pode ser sinal ou consequência de fome, ânsia de vômito, consumo excessivo de chicletes ou ingestão de alimentos picantes e ácidos. Já a falta dela pode significar sede, desidratação, alimentação muito salgada, estresse, medo, ansiedade, uso de determinadas medicações, tabagismo, quimioterapia, entre outros.

Agora que você já sabe a importância da saliva para o funcionamento correto do organismo, é preciso ficar esperto em qualquer alteração na produção do fluído. 

Se sentir que algo está errado, converse imediatamente com seu cirurgião-dentista. Os melhores profissionais da Uniodonto Campinas estarão aqui para te ajudar!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags