04 de agosto de 2021

Você também se preocupa com a limpeza da sua língua?

Passar o fio dental, escovar os dentes e finalizar com o enxaguante bucal. Esse, provavelmente, é o seu ritual de higiene bucal. Mas tem algo que muitas vezes é deixado de lado: a limpeza da língua

Se isso acontece, saiba que você não é o único! Muitas pessoas também não possuem o hábito de limpar a língua. No entanto, essa região não pode ser deixada de lado se você quer manter sua boca saudável e longe de problemas bucais. 

Por que é tão importante limpar a língua?

A higienização da língua é fundamental para evitar o aparecimento da saburra lingual, aquela massinha branca na parte superior da língua. Formada pelo acúmulo de restos de alimentos e bactérias, a saburra possui um odor desagradável, causando mau hálito

Além disso, a falta de limpeza da língua pode causar a redução na produção de saliva da boca. O que é ruim para a manutenção da saúde bucal, uma vez que a saliva ajuda a limpar e proteger os dentes. 

Como limpar a língua corretamente?

A limpeza da língua precisa ser feita duas vezes por dia. Se não for possível, pelo menos à noite antes de dormir. Inicie a higiene bucal pelo fio dental, depois limpe a língua e, por fim, escove os dentes. Os dentistas recomendam esse processo, pois a pasta de dente pode dificultar a remoção da saburra lingual.

Use a escova de dente ou um limpador de língua, que é próprio para isso. Para limpar a língua, faça movimentos de raspagem, do fundo da língua até a ponta, e depois termine enxaguando com água.

E o limpador de língua: precisa mesmo?

Como explicamos, existem dois jeitos de limpar a língua: com a escova de dentes ou com um limpador de língua. Você, com certeza, deve estar pensando qual deles é o melhor. Sem dúvida, o limpador de língua é o mais eficiente. 

A explicação é simples: a escova de dentes não foi feita para limpeza da língua. Ela solta a saburra lingual, mas não a remove. Além disso, por conta de seu formato, costuma causar ânsia de vômito ao higienizar a língua. 

Logo, o limpador de língua é o mais indicado, já que é uma ferramenta desenvolvida especificamente para a limpeza dessa região da boca. Ele, geralmente, é feito de um plástico flexível e macio, que remove suavemente os resíduos da língua. 

Lembre-se, o importante é limpar a língua para manter sua boca saudável. Escolha o que você melhor se adapta e inclua a limpeza da língua nos seus hábitos de higiene bucal diários.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags