12 de fevereiro de 2020

Limpador de língua: para que serve e quais as vantagens em usar?

Na hora de fazer a higiene bucal, a gente costuma caprichar na limpeza dos dentes e gengiva usando a combinação do fio dental com a escova. Mas como você faz a higienização da sua língua? Sim, ela também precisa de cuidados. Afinal, a língua, assim como os dentes, faz parte do processo de mastigação e precisa ser limpa.

Para cuidar dessa limpeza existe um acessório específico, o limpador de língua. Aí você pergunta: “eu passo a escova mesmo, não tá bom?”. Olha, ajuda, mas o limpador de língua é mais efetivo e traz alguns benefícios para o dia a dia de cuidados com a sua boca.

Ficou curioso para entender mais sobre esse instrumento, né? A gente preparou esse artigo para explicar como usar e por que vale a pena incluir o limpador de língua no seu processo de higienização bucal. 

Para que serve o limpador a língua?

Primeiro, precisamos entender que a língua é um enorme depósito para as bactérias e restos de alimento da boca que, juntos, formam a saburra lingual – aquela camada esbranquiçada ou amarelada que aparece na superfície da língua de manhã ou ao longo do dia. 

O limpador de língua tem a função de eliminar essa sujeira acumulada, evitando problemas bucais mais sérios, como mau hálito e cárie, mantendo a boca saudável.

Como usar o limpador de língua?

Ele deve ser usado diariamente, pelo menos duas vezes ao dia, logo após a escovação. É bem simples: coloque a língua para fora da boca e posicione o limpador no final dela. Depois, puxe-o com cuidado no sentido de trás para a frente, retirando a saburra lingual. Esse processo deve ser repetido entre 2 a 3 vezes, sendo que o limpador precisa ser lavado com água a cada vez que for puxada a saburra. 

Dica: prefira os modelos de plástico ou borracha, que possuam a cabeça redonda ou com formato em V, pois são mais duradouros, fáceis de limpar e ergonômicos. 

Quais os benefícios do limpador de língua?

1) Evita ânsia de vômito ou enjoos – ao tocar a escova na região perto da garganta (bem no finalzinho da língua), muitas pessoas têm tendência a ânsia de vômito ou enjoos. O limpador pode ser mais confortável, não machuca ou agride a língua; 

2) Combate o mau hálito – a saburra lingual é uma das causas para o mau hálito. A higienização adequada e periódica com o limpador retira toda a saburra e ajuda a evitar esse desconforto;

3) Melhora o paladar – a saburra em excesso também altera a percepção do sabor, pois encobre as papilas gustativas, responsável por sentir o gosto dos alimentos. Com o uso do limpador, o gosto real dos alimentos voltará a ser sentido, melhorando sua alimentação e qualidade de vida.

E aí, está convencido em colocar esse acessório no seu kit de higienização bucal? Torne o uso do limpador um hábito e mantenha sua boca ainda mais saudável. Para saber o modelo ideal para você, consulte um dentista. Esse profissional poderá lhe indicar o modelo mais adequado ao tamanho e formato da sua boca.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags