01 de setembro de 2022

Sensibilidade dental: como aliviar dentes sensíveis?

Um sorvete em um dia quente ou uma sopa para aquecer uma noite gelada podem significar uma ótima pedida para muitas pessoas, mas não para todo mundo. Para quem tem sensibilidade dental, alimentos em alta ou baixa temperatura representam dor na certa. Mas por que isso acontece?

A gengiva e o tecido ósseo protegem a superfície dos nossos dentes. Quando ocorrem esforços extras, como a oclusão dental desbalanceada por dentes fora de posição ou forças excessivas de escovação dos dentes, a gengiva pode reabsorver e expor o esmalte e a raiz dental.

A erosão do esmalte dentário pode ser ocasionada por fatores como:

  •   Escovação muito forte ou falta de escovação;
  •   Bruxismo;
  •   Alto consumo de alimentos e bebidas ácidas;
  •   Tabagismo;
  •   Deficiência de flúor;
  •   Clareamentos dentais sem supervisão odontológica;
  •   Acúmulo de tártaro.

Na maior parte dos casos, a sensibilidade dental vem da soma de dois ou mais fatores, mas há formas de contornar o problema.

Como aliviar a sensibilidade dental?

A primeira recomendação é visitar um consultório odontológico. Somente o cirurgião-dentista poderá fazer um diagnóstico mais preciso da situação e recomendar o tratamento certo para solucionar essa situação incômodo.
Geralmente, no consultório um dos primeiros passos realizados é uma limpeza nos dentes para a retirada de todo o tártaro para ver qual a real situação da retração das gengivas e exposição da raiz dental.

Um segundo passo é a aplicação de flúor (em forma de verniz, espuma ou gel) ou a laserterapia, que recompõe o esmalte do dente e protege as camadas dentais expostas, que são a principal causa da sensibilidade dos dentes.

Muitos profissionais fazem uma análise da escovação da pessoa para corrigir o movimento e a pressão sobre os dentes. Há também a prescrição pelo cirurgião-dentista, em casos mais brandos, de um creme dental específico para dentes sensíveis e a recomendação da compra de uma escova macia.

O tempo exato para o sucesso do tratamento varia de caso a caso, mas seguindo os passos corretamente, a situação melhora dia após dia.

Prevenção

É possível melhorar alguns hábitos diários para aliviar o problema. Aqui vão algumas dicas:

  •   Realize sua limpeza dental periodicamente, conforme a orientação do cirurgião-dentista;
  •   Escove os dentes com regularidade, ao menos três vezes ao dia;
  •   Utilize uma escova macia e faça uma escovação suave com um bom creme dental – se tiver dúvida sobre qual escolher, peça uma indicação para seu cirurgião-dentista;
  •   Após a escovação, retire os resíduos de alimentos e a placa bacteriana entre os dentes utilizando fio dental;
  •   Diminua a ingestão de alimentos que aumentem a acidez da boca, como doces, refrigerantes, carboidratos simples e excesso de alimentos cítricos;
  •   Aumente sua salivação para ajudar a neutralizar o PH da boca. Uma técnica simples é mastigar um chiclete sem açúcar por alguns minutos ou, para pessoas que têm pouca salivação, usar saliva artificial sob prescrição do cirurgião-dentista.


Seguindo todos esses passos, é possível diminuir as chances de problemas de sensibilidade dental, mas é sempre bom reforçar que um cirurgião-dentista deve ser consultado tão logo apareçam os primeiros sintomas de problemas bucais. Não podemos confundir esta sensibilidade com a dor de dente causada por micro-organismos que é, muitas vezes, irreversível.

Preserve sua saúde bucal mantendo bons hábitos de higiene. Em caso de dúvida, procure seu dentista e siga suas orientações.


GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags