24 de maio de 2022

Aplicação de flúor: quais os benefícios para seus dentes?

O uso de flúor pelo dentista contribui para aumentar a saúde bucal, evitar cáries e o aparecimento de bactérias. Confira todos os detalhes sobre esse procedimento

O flúor é um elemento químico muito importante para a saúde bucal, pois evita que os dentes percam minerais e impede o desgaste causado pelas bactérias formadoras da cárie e pelas substâncias ácidas presentes na alimentação. Por isso, é comum que o flúor seja acrescentado à água encanada e esteja presente como um dos ingredientes das pastas de dentes.

Mesmo assim, em determinados momentos do tratamento dentário, o dentista pode optar pela aplicação tópica de flúor concentrado, como uma forma adicional de fortalecer os dentes do paciente. Mas quais são os benefícios dessa aplicação extra, se o elemento químico já é encontrado no creme dental que usamos e na água que chega pelas torneiras?

Como o flúor atua nos dentes

O flúor é importante para fortalecer o esmalte de dentes de leite e permanentes. Isso acontece porque o elemento químico vai se depositando nas estruturas ósseas do corpo, especialmente na arcada dentária. Dessa forma, o flúor também previne o desgaste dos dentes causado pelo contato com o excesso de saliva ou por infecções bacterianas. Outro efeito importante do flúor nos dentes é evitar o desconforto nas pessoas que sofrem de sensibilidade nos dentes.

Todos podem usar flúor?

A aplicação de flúor deve ser feita somente por um dentista, que avalia, caso a caso, a necessidade de uso da substância. Uma vez que o profissional considerar adequado usar o flúor, ele será indicado para crianças a partir de 3 anos, adolescentes, adultos (especialmente quando as raízes dos dentes estão expostas) e idosos que tenham problemas dentários.

A aplicação de flúor costuma ser feita a cada 6 meses, ou de acordo com a indicação do dentista, e tem um grande efeito na prevenção ao desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.

Como o flúor é aplicado nos dentes?

A aplicação de flúor pode ser feita de diversas maneiras. A mais comum é por meio de um simples bochecho de uma solução de água e flúor, mas existem outras formas, como o uso de moldeiras com gel e a aplicação direta de verniz de flúor. Em todos esses casos, como se trata de flúor concentrado, a substância deve ficar em contato com os dentes por, pelo menos, um minuto, e recomenda-se ficar de 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos.

O flúor oferece riscos à saúde?

Como toda substância, o flúor não deve ser aplicado ou ingerido em excesso. A superdosagem por tempo prolongado pode aumentar o risco de fraturas e de enrijecimento das articulações. Outra consequência indesejada é a chamada fluorose, que provoca manchas brancas ou castanhas nos dentes.

Segundo o Ministério da Saúde, a dose segura de ingestão de flúor é de até 0,07 mg de flúor por quilo de peso, por dia. Assim, uma pessoa de 70kg deve ingerir no máximo 4,9 mg de flúor diariamente, incluindo o que está presente na água ingerida. Vale a pena saber qual a quantidade de flúor adicionada à água de sua cidade e qual a quantidade de flúor existente nas garrafas compradas no mercado.
Preserve sua saúde bucal mantendo bons hábitos de higiene e uma boa alimentação. Em caso de dúvida, procure seu dentista e siga suas orientações.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags