08 de setembro de 2021

Sangramento ao escovar os dentes: há algo de errado?

Você já deve ter passado pela situação de escovar os dentes e perceber um sangramento nas gengivas. Pode ser que você considere que isso seja normal, mas é preciso bastante alerta, e não apenas sobre a sua saúde bucal.

Neste artigo você verá a importância dos cuidados com sangramentos na sua boca, como isso pode significar que você precisa de alerta também em outras partes do corpo e qual a melhor forma de lidar com esse problema. Continue lendo para aprender mais sobre o assunto!

Fatores mecânicos

Durante a escovação, você nota que há um sangramento em sua gengiva. É possível que você não sinta nada quando isso acontecer, mas ao concluir a escovação, percebe que a espuma branca se tornou mais avermelhada.

Pode ser que isso tenha acontecido pelos chamados “fatores mecânicos”, que são, por exemplo, um excesso de força nos movimentos, ou até o uso prolongado de uma escova já desgastada ou com cerdas muito duras. Com o atrito nos tecidos da sua boca, isso ocasionará um leve sangramento, que deve desaparecer após o fim da escovação. É comum percebermos isso também durante o uso do fio dental, especialmente se você aplicar muita força ao passá-lo entre os dentes. 

Se você mantém seus cuidados bucais em dia e mesmo assim sofre com sangramentos nessas horas, pode ser que o problema esteja em seus utensílios de higiene. Ainda que as escovas com cerdas mais duras aparentem limpar melhor seus dentes e gengivas, elas também podem causar mais facilmente uma irritação, que levará ao sangramento.

Má higiene bucal

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano revelou que a maior causa de sangramento das gengivas é o acúmulo de bactérias. Quando a remoção delas não é feita corretamente, forma-se o tártaro, que causa sangramento nas gengivas, mas não para por aí.

Essa má higiene bucal pode progredir para doenças mais avançadas, como cáries, gengivite, periodontite e até o câncer bucal, que depende também de outros fatores, mas tem na falta de cuidados com a higiene um impulsionador da doença.

Relação com outras doenças

Se mesmo mantendo a higiene bucal em dia o sangramento permanecer, especialmente após a escovação dos dentes, pode ser um sinal de que seu organismo esteja tentando se “comunicar” com você. Para quem tem diabetes, por exemplo, essas infecções podem modificar os níveis de glicemia, fundamentais para o bem-estar do paciente. Ou seja: é fundamental observar qualquer tipo de sangramento nas gengivas.

Mas isso também é válido para outras doenças, que podem se manifestar por meio desses sangramentos e precisam ser observadas com cuidado, como a leucemia.

Faça acompanhamento regular

Mais do que um simples incômodo, esses ferimentos são uma porta de entrada para microrganismos que podem manifestar ou agravar diversas doenças em todo o corpo. Por isso, é fundamental que você mantenha um acompanhamento regular com um cirurgião-dentista, que é capaz de, em uma simples consulta, diagnosticar ainda em estágios iniciais doenças que, se não tratadas, podem levar à morte.

Mantenha a saúde bucal em dia, faça consultas de rotina ao menos duas vezes por ano e, sempre que perceber alguma alteração, procure imediatamente seu dentista da Uniodonto Campinas!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20135_banners-blogpost_1.png
GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags