11 de agosto de 2021

Agosto Grená incentiva prevenção ao câncer de boca

Ao contrário do câncer de mama, de próstata e de pele, o câncer de boca não é tão conhecido pelas pessoas em geral. No entanto, a doença mata mais de 6 mil brasileiros todos os anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A fim de propagar informações sobre a doença, conscientizando a população sobre os fatores de risco e de proteção do câncer bucal, a Uniodonto Campinas criou a campanha Agosto Grená, que tem sua 11ª edição agora em 2021.

Esse ano, a campanha está com uma página especial com informações sobre o câncer de boca, como sintomas, fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento. Além disso, ao longo do mês, realizamos a divulgação de dicas e orientações sobre a doença nas redes sociais.

A importância da prevenção ao câncer de boca

O aparecimento do câncer de boca está relacionado a questões ligadas ao estilo de vida, principalmente tabagismo e álcool. Quanto maior o consumo frequente de tabaco ou bebidas alcoólicas, maiores são as chances de contrair esse câncer.

Logo, parar de fumar e moderar o consumo de bebidas alcoólicas podem ajudar a prevenir a doença, assim como manter uma boa rotina de higiene bucal.

Vale lembrar ainda que a doença é silenciosa, por isso a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. A consulta odontológica é a melhor maneira de fazer o diagnóstico precoce, aumentando a chance de cura para 80%.

Conscientização do câncer de boca nas empresas

As complicações de um câncer bucal podem aumentar o risco de absenteísmo. Além disso, pacientes em tratamento oncológico costumam tirar licença do trabalho. Logo, é fundamental que a empresa se preocupe em conscientizar os funcionários sobre a prevenção do câncer de boca.

Oferecer um plano odontológico para os colaboradores certamente poderá contribuir para o diagnóstico precoce e prevenção da doença. Isso porque ele permite que o funcionário tenha acesso a visitas regulares com o dentista. Além, é claro, de estimular os cuidados em geral com a saúde bucal.

Outra solução que contribui com a conscientização sobre o câncer de boca é a criação de um programa de incentivo à saúde bucal. O importante é falar sobre o tema, divulgar informações e desmistificar a doença para garantir a prevenção e, se necessário, o tratamento adequado.

Dr. Vladimir Borin Pacheco Jr.

Diretor de Operações de Mercado da Uniodonto Campinas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 21863_Bannersblogposts_832x126_01-1.png