Tratamento na ATM: entenda mais sobre o procedimento na hora de tratar sua DTM

autor:
Uniodonto Campinas

Os sintomas da DTM (Disfunção Temporomandibular) – dor de cabeça intensa, zumbidos, dores nos ouvidos, dificuldade para abrir a boca e problemas ao mastigar – indicam que algo está errado com a articulação temporomandibular (ATM), responsável pelos movimentos da boca como abrir, fechar, mastigar e falar.

Esses incômodos, muitas vezes, podem afetar a rotina e qualidade de vida das pessoas que sofrem dessa doença. A DTM não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Para isso, é fundamental realizar o diagnóstico e tratamento correto.

Como diagnosticar a DTM?

Sempre procure um profissional, ou seja, visite seu dentista para ele avaliar e identificar se você está com DTM. Ele dará o diagnóstico após realizar uma série de perguntas sobre seus sintomas e exames clínicos específicos, como palpação da musculatura e da articulação temporomandibular (ATM). Em alguns casos específicos é necessário fazer exames de imagem como ressonância magnética e tomografia.

Todos esses procedimentos são fundamentais para que o dentista identifique de onde vem a dor, pois mesmo vindo da região bucal, ela pode ser da boca, da ATM ou de ambas . É com base nessa avaliação que ele indicará o tratamento mais adequado.

Como tratar a DTM?

Não existe cura para a DTM, mas diversos tratamentos que podem aliviar drasticamente os sintomas, trazendo mais qualidade de vida para a pessoa. O dentista vai avaliar e recomendar os tratamentos mais indicados.

Entre eles estão: protetor bucal noturno para evitar o ranger dos dentes, medicamentos para tirar a dor – como relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura e até técnicas profissionais de relaxamento para aliviar o estresse e diminuir a tensão muscular na região da boca. O resultado desses tratamentos dependem muito da dedicação de cada pessoa, mas, de maneira geral, os sintomas reduzem consideravelmente.

Vale ressaltar que as cirurgias são indicadas apenas para casos mais graves, quando não há resposta aos outros tratamentos.

Resumindo, o dentista é seu grande aliado no tratamento da DTM e, por isso, você precisa de um acompanhamento periódico. Nesse momento você deve avaliar a contratação de um plano odontológico e garantir que seu tratamento seja adequado. Confira por que vale a pena contratar um convênio odontológico!

Uniodonto Campinas

O melhor plano odontológico do Brasil! A Uniodonto Campinas é a maior singular do Sistema Nacional Uniodonto, que reúne mais de 120 cooperativas singulares nos quatro cantos do país. Hoje são mais de 1.500 sócios-cooperados espalhados por uma ampla região de abrangência que atendem em todas as especialidades odontológicas.