07 de abril de 2022

Como prevenir as principais causas da cárie?

Uma série de medidas simples no dia a dia ajuda a diminuir a quantidade de bactérias causadoras da cárie. Saiba como evitar esse problema dolorido.

Todos nós temos bactérias que fazem parte da flora bucal e que vivem numa grande comunidade que se fixa nas mucosas, gengivas, dentes e língua. Algumas espécies de bactérias se alimentam do açúcar residual e dos carboidratos que ficam na boca, transformando-os em ácido láctico, que aos poucos degrada o esmalte dos dentes. Esse processo é chamado de desmineralização e pode causar as temidas cáries. A principal bactéria envolvida nesse processo é a Streptococcus mutans.

Muitas pessoas têm cáries e sequer imaginam, porque sua formação acontece no interior do dente, sem qualquer sintoma no estágio inicial. São três os tipos de cárie: coronária, radicular e recorrente. A coronária acontece na parte exterior do dente, geralmente na parte de cima. A radicular ocorre na raiz do dente, em função da retração da gengiva. Já a recorrente é a cárie que incide sobre locais tratados anteriormente.

Em alguns casos, observa-se que o dente acometido por cárie apresenta uma cor diferente dos outros dentes – mais clara, acastanhada ou marrom. Isso ocorre porque as bactérias vão se aprofundando e abrindo um “buraco” por dentro do dente. É por isso que uma das formas mais eficientes de diagnosticar uma cárie assintomática é a radiografia.

Se nada for feito, a condição pode chegar a um estado crítico, em que a pessoa sente muito desconforto ao mastigar ou mesmo dores que irradiam por toda a cabeça.

Causas e prevenção

A falta de uma correta e regular escovação (pelo menos a cada refeição), acompanhada pela falta de limpeza feita com fio dental, permite que os resíduos de açúcar e carboidratos fiquem depositados em toda a boca, servindo de nutrição para as bactérias que causam as cáries e placas bacterianas (conhecidas também por tártaro).

Uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista são imprescindíveis como medidas de prevenção mais ampla aos problemas bucais.

No consultório, serão realizados procedimentos-padrão, como limpeza de placa e aplicação de flúor – substância que fortalece a arcada dentária e evita o processo de corrosão que pode levar ao aparecimento das cáries. Vale ressaltar que o flúor é tão importante para a saúde bucal que muitas cidades já incluem a substância na água que chega à casa das pessoas, justamente para contribuir com a saúde da população. Além disso, alguns alimentos contêm esse mineral em sua composição, entre eles o feijão, o arroz, frutos do mar e alho.

Uma boa salivação também ajuda na saúde da boca, pois colabora com a diminuição das bactérias causadoras das cáries. Para garantir que a salivação esteja em nível adequado, adote duas medidas simples: evite produtos bucais com álcool na fórmula e beba a quantidade certa de água. Essas ações também ajudarão a manter o pH bucal em níveis corretos, já que um ambiente mais ácido favorece o aparecimento das cáries. Vale lembrar que a saliva é 95% formada por água.

O tabagismo também é considerado um fator de risco para a formação de cáries. Embora não haja estudos que mostrem sua relação direta, já foi comprovado que o hábito de fumar pode deteriorar o ambiente bucal e, consequentemente, facilitar o aparecimento de bactérias. A recomendação é tentar deixar esse hábito.

Como podemos notar, a prevenção da cárie vem de uma série de medidas no dia a dia, que se somam para uma boa saúde bucal. São medidas simples, que dependem somente da atitude de cada um de nós – da correta escovação até a ida periódica ao dentista.

A Uniodonto Campinas possui planos odontológicos sob medida para você e sua família. O melhor custo/benefício em saúde bucal está aqui. Conheça nossos planos!