01 de março de 2024

Chupeta e mamadeira podem causar problemas dentais?

Antes de recorrer ao uso de chupetas e mamadeiras, é preciso que os pais conheçam os seus efeitos na saúde bucal da criança. Saiba mais detalhes. 

Os pais podem recorrer ao uso de bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras, para seus bebês por diversas razões, mas não sem consequências: esses objetos podem provocar problemas à saúde orofacial da criança. Antes dos adultos recorrerem a essa opção, é preciso analisar quais são os riscos dessa escolha e como seus efeitos podem ser atenuados.

O recém-nascido nasce com a sua mandíbula e maxilar em uma posição mais retraída, pois dentro da barriga essa região é pouco utilizada – no máximo, ao sugar algum dedo. Durante o aleitamento materno, a sucção exige força, ajuda a harmonizar essa região e fortalece a musculatura de todo o sistema orofacial. Para se ter uma ideia, esse “exercício” feito pelo bebê durante a sucção fortalece até mesmo o pescoço. Além disso, a posição da mordida da boca também é ajustada durante esse movimento, evitando a má oclusão dentária.

O aleitamento feito por meio das mamadeiras não consegue chegar no mesmo efeito. Mesmo os chamados “bicos anatômicos” não conseguem simular o aleitamento materno. O exercício de sucção não exige a mesma força, nem aciona da maneira correta a musculatura orofacial e do pescoço. 

A chupeta, por sua vez, também pode trazer consequências de acordo com a frequência do seu uso. A começar pela própria característica do uso da chupeta, em que a criança fica com a boca semiaberta todo o tempo. Isso contribui para o enfraquecimento da musculatura orofacial, além de interferir na própria respiração da criança. 

Caso a chupeta continue sendo oferecida pelos pais durante e após o início da dentição, ela pode interferir na mastigação e na formação bucal e dentária. Outro problema relacionado ao uso é a cárie de chupeta, que, muitas vezes, demora muito tempo até que os pais descubram. Para saber em detalhes, leia nosso artigo sobre o assunto clicando nesse link.

Outros prejuízos relacionados ao uso de chupetas e mamadeiras estão relacionados a problemas na fala, na postura, na sensibilidade oral e na vulnerabilidade a doenças causadas por bactérias.

A recomendação feita pelo Ministério da Saúde é que o aleitamento materno seja exclusivo até os 6 meses de idade, período em que já é possível começar a introdução de alimentos naturais, que também é um diferencial para a saúde orofacial.

É sempre preferível não introduzir o uso de mamadeira e chupeta para os bebês, mas, caso seja inevitável, que eles sejam utilizados por tempo determinado. Vale lembrar que, mesmo quando utilizados por um curto espaço de tempo, haverá algum tipo de efeito negativo no sistema orofacial. 

Caso o uso seja inevitável, a recomendação é buscar a orientação de um cirurgião-dentista para receber orientações e prever possíveis tratamentos para corrigir os efeitos do uso de mamadeiras e chupetas.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags