11 de janeiro de 2022

5 razões para evitar o uso de palito de dentes

Todo mundo já ficou com restos de alimentos presos entre os dentes, e essa é uma sensação para lá de desconfortável. Nessas horas, é possível que você queira resolver de maneira prática, e muitas vezes a primeira solução que vem à mente é o palito de dentes.

Mas você sabia que essa não é a forma mais saudável de lidar com esse problema? Muito pelo contrário, já que o uso regular do palito de dentes pode resultar em diversos prejuízos à saúde da sua boca. Ao longo deste texto você poderá saber um pouco mais sobre por que o uso do palito de madeira não é recomendado para remover restos de alimentos entre os dentes. Confira!

Prático e prejudicial

É bastante comum vermos nas mesas de nossas casas ou até mesmo em restaurantes um recipiente com palitos à disposição para a remoção de restos de comida que ficam presos entre os dentes. Mas é importante resistir à tentação neste momento, por mais que essa seja a solução mais prática. Confira as principais razões para você nunca mais utilizar um palito para remover os restos de alimento em sua boca:

Machuca a gengiva

O principal problema do palito não está no objeto em si, mas sim na forma com que costumamos utilizá-lo. Normalmente, seu manuseio é feito com determinada força para que os resíduos sejam eliminados, e raramente fazemos isso à frente de um espelho. Dessa forma, é possível que a ponta do palito machuque sua gengiva durante esse processo, o que também contribui para a entrada de bactérias.

A limpeza não é bem feita

Quando você tem sucesso na remoção do resíduo que estava entre seus dentes, pode parecer que o palito cumpriu exatamente a sua função, mas não é bem assim que acontece. Ao utilizá-lo, você estará empurrando restos de alimento ainda mais para dentro da sua gengiva. Ou seja, nem para limpar ele funciona corretamente.

Ele também remove a proteção dos dentes

Pode até ser que você consiga remover a sujeira que estava te incomodando, mas além disso, o palito também retira a camada protetora dos dentes. Isso ocorre porque costumamos aplicar uma força acima do indicado para essa parte sensível de nossa boca. Se usado com frequência, o palito passará a remover a camada protetora dos dentes, o que contribui diretamente com o surgimento de cáries e bactérias.

Aumenta o espaço entre os dentes

Utilizar o palito com força entre os espaços dos dentes faz com que eles se afastem ligeiramente, especialmente se o processo é feito mais de uma vez ao longo do dia. Para ficar mais claro, essa ação funciona como um aparelho dentário que empurra os dentes constantemente, só que para o lado errado e sem nenhum tipo de controle, o que pode resultar em uma retração óssea e gengival, que são problemas mais sérios para serem resolvidos.

Influencia na queda dos dentes

Isso ocorre especialmente com pessoas que têm a gengiva retraída, já que os dentes ficam mais visíveis na base e podem, inclusive, ter a raiz exposta. Quando isso acontece, chegar com o palito até essa parte do dente fica muito mais fácil e, consequentemente, perigoso, já que a chance de causar pequenas fraturas no local também aumenta. Com isso, os dentes ficam com maior instabilidade. Ou seja, há chances de influenciar uma queda dos dentes, já que eles estarão desprotegidos.

O fio dental é sempre a melhor solução

Você pode até achar mais prático utilizar o palito de dentes, mas a essa altura já deu para entender que essa não é a melhor alternativa para sua saúde bucal. Para deixar a cavidade bucal realmente limpa, nada substitui o fio dental, única solução que de fato realiza o melhor trabalho possível para a remoção dos alimentos, sem prejudicar sua saúde.

Por isso, contar sempre com um kit de higiene bucal é o que impedirá que você precise recorrer a esse tipo de solução. Ah, e não se esqueça de, 30 minutos após todas as refeições, realizar uma higiene bucal completa, com escovação, fio dental e, se indicado por seu cirurgião-dentista, um enxaguante bucal para complementar.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags