28 de outubro de 2020

É correto escovar os dentes logo após as refeições?

Para ter uma boa saúde bucal é essencial escovar bem os dentes diariamente, pelo menos três vezes ao dia. Muita gente tem o hábito de fazer a escovação logo após as refeições, afinal essa é uma recomendação que já ouvimos antes. Mas, será que essa prática é correta?

É importante escovar os dentes após as refeições para remover os resíduos de alimentos e evitar o surgimento de mau hálito, cáries, entre outros problemas bucais. Entretanto, o ideal não é escovar os dentes imediatamente após se alimentar.  

Quanto tempo esperar para escovar os dentes após as refeições?

A orientação dos dentistas é esperar 30 minutos depois de comer para escovar os dentes. Esse tempinho é necessário para a saliva equilibrar o pH bucal, que foi alterado pelos alimentos e bebidas que você ingeriu.

Fazer a escovação antes desse intervalo de 30 minutinhos pode causar alguns problemas nos dentes. Então, nada de pressa para escovar o dente após se alimentar! Conheça outros erros comuns que você comete na escovação e nem sabia.

O que pode acontecer ao escovar os dentes imediatamente depois de comer?

Antes dos 30 minutos, o pH bucal ainda está ácido e a chance de proliferação de bactérias aumenta consideravelmente, o que ajuda no surgimento de cáries. Além disso, não esperar para escovar os dentes após as refeições pode causar erosão dentária.

Isso porque com a escovação imediata você espalha os ácidos na superfície dentária e eles podem desmineralizar o esmalte dos seus dentes. Principalmente após consumir alimentos mais ácidos ou com altas taxas de açúcar – como, por exemplo, suco de laranja, balas e refrigerantes.

Como escovar corretamente os dentes?

A primeira recomendação é aguardar os 30 minutos depois de comer para escovar os dentes. Depois, para escovar corretamente os dentes, divida sua boca em quatro partes: superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda. Escove cada uma por 30 segundos, com movimentos de vai e vem.

É importante não colocar muita força para não machucar a gengiva. Por fim, não se esqueça de escovar a língua. Lembre-se também que uma boa higienização bucal também inclui o uso do fio dental.

Além dos hábitos de higiene bucal, você precisa consultar regularmente um dentista. Ele cuida da sua boca e mantém seu sorriso sempre bonito e saudável. Veja como um plano odontológico pode te ajudar a prevenir problemas nos dentes e na boca!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários