28 de outubro de 2020

É correto escovar os dentes logo após as refeições?

Para ter uma boa saúde bucal é essencial escovar bem os dentes diariamente, pelo menos três vezes ao dia. Muita gente tem o hábito de fazer a escovação logo após as refeições, afinal essa é uma recomendação que já ouvimos antes. Mas, será que essa prática é correta?

É importante escovar os dentes após as refeições para remover os resíduos de alimentos e evitar o surgimento de mau hálito, cáries, entre outros problemas bucais. Entretanto, o ideal não é escovar os dentes imediatamente após se alimentar.  

Quanto tempo esperar para escovar os dentes após as refeições?

A orientação dos dentistas é esperar 30 minutos depois de comer para escovar os dentes. Esse tempinho é necessário para a saliva equilibrar o pH bucal, que foi alterado pelos alimentos e bebidas que você ingeriu.

Fazer a escovação antes desse intervalo de 30 minutinhos pode causar alguns problemas nos dentes. Então, nada de pressa para escovar o dente após se alimentar! Conheça outros erros comuns que você comete na escovação e nem sabia.

O que pode acontecer ao escovar os dentes imediatamente depois de comer?

Antes dos 30 minutos, o pH bucal ainda está ácido e a chance de proliferação de bactérias aumenta consideravelmente, o que ajuda no surgimento de cáries. Além disso, não esperar para escovar os dentes após as refeições pode causar erosão dentária.

Isso porque com a escovação imediata você espalha os ácidos na superfície dentária e eles podem desmineralizar o esmalte dos seus dentes. Principalmente após consumir alimentos mais ácidos ou com altas taxas de açúcar – como, por exemplo, suco de laranja, balas e refrigerantes.

Como escovar corretamente os dentes?

A primeira recomendação é aguardar os 30 minutos depois de comer para escovar os dentes. Depois, para escovar corretamente os dentes, divida sua boca em quatro partes: superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda. Escove cada uma por 30 segundos, com movimentos de vai e vem.

É importante não colocar muita força para não machucar a gengiva. Por fim, não se esqueça de escovar a língua. Lembre-se também que uma boa higienização bucal também inclui o uso do fio dental.

Além dos hábitos de higiene bucal, você precisa consultar regularmente um dentista. Ele cuida da sua boca e mantém seu sorriso sempre bonito e saudável. Veja como um plano odontológico pode te ajudar a prevenir problemas nos dentes e na boca!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


58 Comentários
    • Oi, Sarah! No caso, ela terá que escovar os dentes novamente depois das refeições. Qualquer outra dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

  1. Se após o café da manhã, escovei os dentes com a pasta e lá pelas 10:00 hs da manhã, resolvo tomar um outro cafezinho puro, devo escovar os dentes novamente com pasta de dente, ou posso só escovar só usando água ? Afinal a pasta possui fluor e dizem que pode fazer mal.

    • Olá, Romualdo! É importante sempre, após qualquer refeição, até mesmo um cafezinho com açúcar, escovar os dentes para remoção de placa bacteriana. Bochecho com água não a remove. O flúor existente na pasta dental contribui na prevenção da doença cárie e de outras alterações nos dentes. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!

  2. Informação muito importante, e que eu não tinha conhecimento da mesma. Vou mudar o meu hábito de escovação a partir de agora.
    Grato!

    • Olá, Fernanda! Não está errado, é essencial escovar bem os dentes diariamente, pelo menos três vezes ao dia. Porém, é importante esperar 30 minutos depois de comer para escovar os dentes. Esse tempinho é necessário para a saliva equilibrar o pH bucal, que foi alterado pelos alimentos e bebidas que você ingeriu. 🙂

  3. Ola, não tenho tempo para escovar os dentes só me resta tempo imediatamente apos a refeição ou uma hora e meia depois, qual das duas opções seria a menos pior??
    Eu deveria enxaguar a boca apos a refeição e escovar apos uma hora e meia??

    • Olá, Otávio! É importante realizar a higienização completa com escova e fio dental após todas as refeições para a remoção da placa bacteriana. Orientamos aguardar 30 minutos depois de comer para a saliva equilibrar o pH bucal, principalmente quando houver a ingestão de alimentos ácidos ou cítricos, como frutas e sucos, por exemplo.

  4. É recomendado ou não após comer qualquer coisa, escovar o dentes, exp: Como sempre de 3 em 3 horas, após a refeição a cada 3hrs devo esperar os 30 minutos e escovar os dentes ou somente escovar nas principais refeições, ao todo eu escovo em media 6x ao dia (Cafe, Lanche, Almoço, Lanche, Janta, Lanche) ?

    • Olá, Ryad! É recomendado realizar a higienização bucal após todas as refeições para remover os resíduos de alimentos e evitar o surgimento de mau hálito, cáries, entre outros problemas bucais.

  5. Eu costumo escovar os dentes de 5 a 8 vezes por dia, depende muito de quantas alimentações diárias eu realizo. Pergunta: Se eu continuar com essa quantidade de escovações diárias meus dentes irão ter mais sensibilidades quando eu for ingerir algo gelado?

    • Olá, Luan! A higienização bucal não provoca a sensibilidade e é essencial realizá-la após todas as refeições. A sensibilidade nos dentes poderá acontecer quando houver um desgaste do esmalte ou exposição da raiz do dente. Dê preferência para uma escova com cerdas macias, utilize pouca quantidade de pasta dental e evite movimentos bruscos durante a escovação. 🙂

    • OLá, Larissa! Isso mesmo, é recomendado realizar a higienização bucal após todas as refeições para remover os resíduos de alimentos e evitar o surgimento de mau hálito, cáries, entre outros problemas bucais. 🙂

    • É importante escovar os dentes após todas as refeições para remover os resíduos de alimentos e evitar o surgimento de mau hálito, cáries, entre outros problemas bucais. 🙂

    • Olá, Kim! É importante realizar a higienização completa com escova e fio dental após todas as refeições para a remoção da placa bacteriana. Orientamos aguardar 30 minutos depois de comer para a saliva equilibrar o pH bucal, principalmente quando houver a ingestão de alimentos ácidos ou cítricos, como frutas e sucos, por exemplo.

      • Minha dúvida é a seguinte é porque eu estudo de manhã meu horário de entrar na escola é 7:15 da manhã eu queria se eu posso esperar 10 minutos para mim escovar os dentes para não me atrasar para a escola

        • Olá, Andrey! É importante realizar a higienização completa com escova e fio dental após todas as refeições para a remoção da placa bacteriana. Orientamos aguardar 30 minutos depois de comer para a saliva equilibrar o pH bucal, principalmente quando houver a ingestão de alimentos ácidos ou cítricos, como frutas e sucos, por exemplo.

  6. Olá. Após o almoço, faço higiene completa dos dentes as 14:30 e depois faço jejum até o dia seguinte, escovando novamente só ao acordar. Mesmo não comendo nada e só bebendo água, preciso escovar os dentes antes de dormir?

    • Olá, Rosa! O período de jejum pode provocar halitose, conhecida como mau hálito, devido a formação de corpos cetônicos pelo organismo.
      A higienização bucal e a hidratação são fundamentais para amenizar esse incômodo. 🙂

    • Olá, Luciano. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Oi, Werner! A falta de cuidado com a higiene bucal levará ao aparecimento de doenças como cárie, gengivite, periodontite, halitose e até mesmo a perda do dente. Por isso, é muito importante seguir as orientações que demos aqui neste artigo. 🙂

    • Olá, Raquel. Se for realizada a higienização completa (escova e fio dental) antes de dormir, não é necessário escovar os dentes ao acordar. Caso a higienização não for realizada antes de dormir é necessário escovar os dentes ao acordar, pois bactérias passaram o período do sono se proliferando na cavidade bucal e com isso aumentando o risco de ocorrência da cárie e da doença periodontal.

  7. E para quem usa alinhador? o qual deve ser removido ao ingerir alimentos… mas se tiver que aguardar 30min após cada refeição, para fazer a escovação, ao longo de 1 dia não suprirá com o tempo necessário que eu deveria ficar com o alinhador… já que para colocá-lo de volta devo estar com os dentes higienizados

    • Olá, Mayra! O tempo de espera de 30 minutos para realizar a higienização bucal deve ser preferencialmente realizado quando ocorre a ingestão de alimentos ou bebidas ácidas. Esse é o tempo necessário para a saliva equilibrar o pH bucal, e não afetará no resultado do uso do alinhador. 😉

  8. Esse foi meu problema, então. Sempre fui cuidadosa com os dentes e escovava logo após as refeições, mas meus dentes sempre foram os mais frágeis e fáceis de cariar da casa! Quase todos os meus dentes maiores são restaurados ?.

    • Olá, Joaquim. Se for realizada a higienização completa (escova e fio dental) antes de dormir, não é necessário escovar os dentes ao acordar. Caso a higienização não for realizada antes de dormir é necessário escovar os dentes ao acordar, pois bactérias passaram o período do sono se proliferando na cavidade bucal e com isso aumentando o risco de ocorrência da cárie e da doença periodontal.

    • Olá, Isaías! Tudo bem? O fio deve ser usado após todas as refeições, como maneira de remover a placa bacteriana que se forma entre os dentes e pode ser usado tanto antes quanto após a escovação. O mais importante é passar o fio dental. 🙂

  9. Com relação a questão de lavar os dentes sempre depois de comer algo, respeitando os 30min de espera, gostaria de saber se essa frequência de alguma forma afectaria os Lábios, deixando-os constantinente rececados.

    • Olá, Orlando! A escovação não influencia no ressecamento dos lábios. Procure tomar água com mais frequência durante todo o dia e use um hidratante labial sempre que perceber o ressecamento.

    • Olá, Ismenia! A escovação ao acordar proporciona conforto e remove o gosto ruim e o mau hálito. A última deve ser realizada sempre e bem caprichada, pois no período de sono haverá redução de salivação que poderá contribuir para o surgimento da doença cárie e gengival.

Tags