24 de agosto de 2022

Você sabia que respirar pela boca afeta seus dentes e sua saúde?

Saiba quais são os problemas ocasionados por respirar constantemente pela boca e descubra como tratar essa disfunção

Respirar é um ato tão elementar que nem nos damos conta do quanto ele é complexo e global, capaz de gerar diversos tipos de impactos em nosso corpo. Por isso mesmo, respirar de forma incorreta gera consequências negativas em todo o organismo. Mas como se respira errado? Pela boca.

A respiração bucal pode ser um recurso quando realizamos uma atividade física que exija mais oferta de oxigênio, quando temos a sensação de falta de ar por crise de ansiedade ou pela congestão nasal causada por uma gripe.

Mas, em muitos casos, a respiração bucal é sintoma de uma obstrução nasal completa ou parcial causada por sinusite, asma, bronquite, hipertrofia de amídalas e adenoides. Além disso, traz efeitos muito negativos à saúde da boca e da face.

Como a respiração bucal altera a saúde da boca?

Durante a respiração bucal, o maxilar fica entreaberto e a língua é obrigada a se projetar para a frente para conduzir o fluxo de oxigênio. Com o tempo, os músculos orofaciais vão ficando enfraquecidos e o “céu da boca” vai se estreitando e se tornando mais alto, como se estivesse se aprofundando em direção ao nariz. Consequentemente, os dentes da arcada superior vão perdendo espaço e começam a se apinhar (popularmente conhecido como “dentes encavalados”).

Na parte inferior da boca, a língua exerce uma pressão constante sobre os dentes incisivos e, com o passar do tempo, os músculos solicitados para manter a boca fechada vão se adaptando a essa posição.

Outras consequências da perda muscular orofacial são dificuldades ao mastigar e ao engolir, desalinhamento dos maxilares (mordida cruzada, mordida aberta ou sobre mordida) e alterações na fala.

A entrada de ar pela boca também causa o ressecamento das mucosas e da língua, gerando redução na produção salivar. A salivação é parte essencial na manutenção da saúde dental, uma vez que ajuda a dispersar bactérias e tem função ativa na mineralização dos dentes. A falta de salivação provoca a formação de colônias de bactérias nos dentes e na língua, mau hálito e maior incidência de cáries.

Nós focamos aqui nos problemas odontológicos, mas vale lembrar que a respiração oral ocasiona outros problemas, como distúrbios de sono, problemas posturais e até mesmo déficit de atenção relacionado à oxigenação inadequada do cérebro.

Existe tratamento?

A respiração bucal, como efeito colateral de problemas respiratórios, pede um tratamento multidisciplinar, que envolve disciplinas médicas relacionadas à respiração e ao dentista. Antes de tudo, é necessário diagnosticar precisamente o problema que ocasiona a respiração feita pela boca. Quanto mais cedo for descoberta a causa do problema, melhores serão os resultados dos tratamentos. Além disso, os ganhos em qualidade de vida e saúde são enormes.

No consultório odontológico o tratamento será global, envolvendo várias frentes: tratamento de cáries, retirada de tártaro e a possível indicação de aparelho ortodôntico, tanto para corrigir o apinhamento dos dentes quanto para corrigir a mordida. Além disso, será feita uma avaliação do desenvolvimento orofacial para verificar a necessidade de outros tratamentos, o que pode, inclusive, envolver uma indicação cirúrgica.

Preserve sua saúde bucal mantendo bons hábitos e respirando pelo nariz. Em caso de dúvida, procure seu dentista e siga suas orientações.