11 de setembro de 2019

Tratamento na ATM: entenda mais sobre o procedimento na hora de tratar sua DTM

Os sintomas da DTM (Disfunção Temporomandibular) – dor de cabeça intensa, zumbidos, dores nos ouvidos, dificuldade para abrir a boca e problemas ao mastigar – indicam que algo está errado com a articulação temporomandibular (ATM), responsável pelos movimentos da boca como abrir, fechar, mastigar e falar.

Esses incômodos, muitas vezes, podem afetar a rotina e qualidade de vida das pessoas que sofrem dessa doença. A DTM não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Para isso, é fundamental realizar o diagnóstico e tratamento correto.

Como diagnosticar a DTM?

Sempre procure um profissional, ou seja, visite seu dentista para ele avaliar e identificar se você está com DTM. Ele dará o diagnóstico após realizar uma série de perguntas sobre seus sintomas e exames clínicos específicos, como palpação da musculatura e da articulação temporomandibular (ATM). Em alguns casos específicos é necessário fazer exames de imagem como ressonância magnética e tomografia.

Todos esses procedimentos são fundamentais para que o dentista identifique de onde vem a dor, pois mesmo vindo da região bucal, ela pode ser da boca, da ATM ou de ambas . É com base nessa avaliação que ele indicará o tratamento mais adequado.

Como tratar a DTM?

Não existe cura para a DTM, mas diversos tratamentos que podem aliviar drasticamente os sintomas, trazendo mais qualidade de vida para a pessoa. O dentista vai avaliar e recomendar os tratamentos mais indicados.

Entre eles estão: protetor bucal noturno para evitar o ranger dos dentes, medicamentos para tirar a dor – como relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura e até técnicas profissionais de relaxamento para aliviar o estresse e diminuir a tensão muscular na região da boca. O resultado desses tratamentos dependem muito da dedicação de cada pessoa, mas, de maneira geral, os sintomas reduzem consideravelmente.

Vale ressaltar que as cirurgias são indicadas apenas para casos mais graves, quando não há resposta aos outros tratamentos.

Resumindo, o dentista é seu grande aliado no tratamento da DTM e, por isso, você precisa de um acompanhamento periódico. Nesse momento você deve avaliar a contratação de um plano odontológico e garantir que seu tratamento seja adequado. Confira por que vale a pena contratar um convênio odontológico!

Deixe um comentário:


30 Comentários
  1. Estou com esses sintomas, so nao Tenhu zumbido no ouvido mas doi ! Passei por otorrino e cirurgião buco! Vou usar a placa noturna espero q melhore

    • Olá, Flaviano! Nesse caso, recomendamos que você busque pelo cirurgião-dentista que atenda a essa especialidade para avaliar o seu caso. Você pode encontrar a relação de Cirurgiões-dentistas cooperados à Uniodonto Campinas, por aqui: https://www.uniodontocampinas.com.br/portal/procureseudentista/ , na especialidade busque por: Disfunção temporo-mandibular e dor orofacial. Qualquer outra dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

  2. Boa noite tenho zumbido no ouvido direito dói tudo em volta dele o zumbido por vezes e constante principalmente quando dói a cabeça o rosto do mesmo lado até aos maxilares e o olho direito Tam em dói. Tem dias de dor que quando aperto parece que tenho ferida em baixo da carne …de tanto doer por vezes a dor desce um pouco abaixo nas costas .o que será?

    • Olá, João! Tudo bem? Nesse caso, recomendamos que você busque por um cirurgião-dentista com especialidade em disfunção temporomandibular e dor orofacial para avaliar seus sintomas com atenção. Você pode encontrar esse profissional na Uniodonto Campinas, acessando: https://www.uniodontocampinas.com.br/portal/procureseudentista/ . Basta colocar o nome da cidade e buscar pela especialidade Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e agendar sua consulta. Qualquer outra dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

  3. Acabei de fazer a extração do siso e estou tendo estes sintomas, dor intensa na cabeça, no ouvido, além dos zumbidos. Mas nunca tive isto antes, pode ter sido devido a este procedimento que foi realizado da extração?

    • Olá, Stefani! Um pouco de dor após a extração é normal, se elas persistirem. Entre em contato com o cirurgião-dentista que realizou o procedimento. Qualquer dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

  4. Eu fiz uma retirada do dente de cisso já por causa desse pobrema mais continua com o pobrema dor no ouvido eritasao na garganta no rosto e orivel não sei mais oque fazer disse:

    Eu fiz uma retirada de cisso já por tá passando por váriaos ecomodo no rosto tirei o o cisso e continua com o mesmo pobrema não sei mais oque fazer

    • Olá! Sentimos muito que esteja passando por isso. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

  5. Olá, no meu caso a dor se iniciou com uma forte dor de cabeca, consequentemente foi pra o pescoço como se eu estivesse com tosse colo, e logo após o ouvido, apenas no lado esquerdo. Não sei se faz parte do diagnóstico, mas estou tendo sensibilidade a som, basta ouvir algum barulho de baixo volume que as dores dão início e percebi que a alguns dias sinto a mandíbula inferior doer, mas nada que me assustasse ao contrário da dor de cabeça e do ouvido que estou sentindo. Tem a ver esses sintomas ?

    • Olá, Lis! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. Desejamos melhoras! 🙂

  6. Domingo me levantei de uma vez é bati minha cabeça com tudo em uma bancada de granito é estou com pescoco dolorido é estou com o lado do maxilar esquerdo incomodando e o ouvido esquerdo tbm o que pode ser e que médico preciso procurar?

    • Olá, Audanni. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Cassia. O indicado é que você passe por uma avaliação de um cirurgião-dentista de confiança para conferir o tratamento necessário, pois pode variar de acordo com cada caso. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Maria. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

  7. Ola sou a Edivana eu li todo o conteudo e me indentifiquei estou com alguns problemas, dor perto do ouvido, zumbido, extres sim as minhas mandibulas enchadas que parece ate que esta mexendo com minha face o que devo fazer qual seria sua orientacao. Muito obrigado, mesmo porque estou passando por tudo isso.

    • Oi, Edivana! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Que tal aproveitar para passar por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado? Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. Desejamos melhoras!

  8. Gostei muito do se artigo estou com vários sintomas de ouvido estourado,dor nos dentes ,no crânio ,por isso errei aqui pra ver se achava alguma solução, remédio nenhum está me tirando essas dores horríveis….

    • Olá! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

Tags