17 de junho de 2020

Saiba como limpar corretamente sua escova de dente

Escovar os dentes e usar o fio dental todos os dias após cada refeição são recomendações que ouvimos sempre. Mas, você sabia que também precisa limpar a sua escova de dentes? Com certeza agora pegamos você, não é mesmo? A maioria das pessoas não têm esse hábito, mas ele é de extrema importância.

Lavar a escova de dente em água corrente após a escovação e dar aquela batinha final na pia não são suficientes para deixar a escova limpa. Para garantir que sua boca permaneça saudável é necessário higienizá-la da maneira correta e, por isso, vamos explicar o que exatamente você deve fazer. Vamos lá?

Preciso limpar a escova de dente?

Nas cerdas da sua escova ficam escondidas bactérias e fungos, que durante a escovação podem ser transferidos para a boca. Esses microrganismos se proliferam devido à combinação de umidade, pouca circulação de ar e restos de comida.

No ambiente, sua escova também fica exposta a vírus, como o coronavírus. Sem a desinfecção adequada, ela pode ser um veículo de contaminação para esse e outros vírus que causam infecções e outras doenças.

Além disso, costumamos guardar a escova no banheiro, um local com a presença de milhões de bactérias que se espalham pelo ambiente. Então, a melhor maneira de evitar a contaminação da escova de dente é higienizá-la com frequência.

Como limpar sua escova de dente?

Limpar sua escova de dentes é mais fácil do que você imagina. Para retirar o resto de creme dental e resíduos de alimentos, lave em água corrente. Depois, borrife um pouco de antisséptico bucal nas cerdas ou deixe-a mergulhada em uma pequena quantidade do produto por 15 minutos.

Em seguida, guarde a escova em um armário fechado dentro do banheiro ou em um porta escova com capa protetora e, antes da próxima escovação, enxágue em água corrente. O ideal é fazer a limpeza da escova diariamente, assim ela estará sempre livre dos microrganismos.

Cuidados que você precisa ter com a escova de dente

Agora que você já sabe como limpar sua escova, vale a pena conhecer também outros cuidados no dia a dia que ajudam a mantê-la sempre limpa e em condições adequadas:

• Troque de escova regularmente, no máximo a cada 3 meses;
  • Não a deixe em cima da pia (próxima ao vaso sanitário);
  • Não compartilhe e evite o contato com cerdas de outras escovas;
  • Nunca seque nas toalhas de banho ou de rosto;
  • Não armazene em um lugar úmido e sem proteção de cerdas.

Cuide bem da sua escova, afinal ela é sua aliada para manter o sorriso bonito e saudável!