15 de setembro de 2021

Relação entre estresse e a saúde bucal

Nos dois últimos anos, muita coisa mudou e a rotina de várias pessoas foi drasticamente afetada por conta da pandemia de Covid-19. Além de toda a questão de saúde pública, foi percebido também que o vírus influenciou no aumento dos níveis de estresse e sinais de ansiedade e depressão de boa parte da população. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet, os casos de depressão aumentaram 90%, e o número de pessoas que relatou sintomas de ansiedade e estresse mais do que dobrou entre os meses de março e abril de 2020.

Neste artigo você verá um pouco mais sobre a relação entre estresse, ansiedade e saúde bucal e como lidar com esses problemas. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Como estresse e ansiedade afetam nosso organismo

É sabido que o estresse afeta tanto nosso corpo quanto nossa mente. Alguns dos sintomas mais comuns são dor de cabeça, tremores, dor no peito, insônia, boca seca, entre outros. Além disso, níveis elevados do hormônio cortisol, responsável pelo controle do estresse, causam uma queda do sistema imunológico e, dessa forma, ficamos mais suscetíveis a doenças infecciosas.

Mas de que forma isso afeta a saúde bucal? 

Como dito anteriormente, o estresse e a ansiedade têm diversos efeitos negativos no nosso organismo, incluindo mudança nos hábitos alimentares e na higiene bucal. A serotonina é um neurotransmissor relacionado ao bem-estar, e a sua produção depende de um aminoácido chamado triptofano, que é obtido através de alimentos como peixes, nozes, ovos e chocolate; ademais, indivíduos que estão passando por períodos complicados podem acabar esquecendo de manter uma rotina correta de higienização bucal, que deve incluir escovação, uso de fio dental, limpador de língua, enxaguante bucal e um acompanhamento regular com um cirurgião-dentista.

Alguns exemplos de problemas bucais que são agravados pelo estresse são:
– Halitose;
– Gengivite;
– Periodontite;
– Aftas;
– Cáries;
– Bruxismo.

Como se prevenir desses problemas? 

Primeiramente, é muito importante que você procure o profissional adequado se estiver passando por um período de estresse e ansiedade muito elevados. Manter uma boa rotina de higienização bucal, ter uma dieta balanceada, beber bastante água e se consultar periodicamente com o cirurgião-dentista são fundamentais para a prevenção desses problemas. E lembre-se: nunca se medique ou use receitas caseiras sem prescrição médica, tanto para lidar com o estresse ou para possíveis problemas bucais.

Se precisar de ajuda com a saúde da sua boca, conte sempre com a Uniodonto Campinas!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20135_banners-blogpost_2.png
GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags