14 de julho de 2021

Receitas caseiras para clarear os dentes: o que realmente funciona?

Na internet você encontra muitas dicas que prometem deixar seu sorriso branquinho, igual àqueles de comercial de pasta de dente. Carvão, bicarbonato de sódio, sal, água oxigenada e até casca de laranja estão nas principais receitas caseiras para clarear os dentes. Mas, será que alguma realmente funciona?

Não vamos deixar essa dúvida na sua cabeça! A seguir trazemos as principais dúvidas sobre essas indicações caseiras que estão espalhadas pela internet e prometem clarear os dentes. Acompanhe!

É verdade que bicarbonato clareia os dentes?

O campeão de indicações na internet para clarear os dentes é o bicarbonato de sódio. São diferentes combinações: bicarbonato com limão, bicarbonato com água oxigenada, bicarbonato com gengibre e por aí vai… 

O bicarbonato realmente deixa o dente com aspecto mais claro. No entanto, isso acontece porque ele possui um composto químico abrasivo, que apenas limpa a camada mais superficial do dente e, por isso, não promove o clareamento dos dentes.  

Além disso, quando usado em proporções erradas e com frequência, promove o desgaste do esmalte dentário, o que pode provocar sensibilidade e infecções no dente, bem como sangramentos na gengiva. 

Carvão clareia os dentes: mito ou verdade?

Outro ingrediente muito popular na internet para clarear os dentes é o carvão ativado. Segundo as indicações, ele promove um clareamento rápido, fácil e indolor. Entretanto, não há provas científicas de que isso realmente acontece.

O carvão é extremamente corrosivo e abrasivo, ou seja, ela desgasta a superfície onde entra em contato. Logo, pode provocar consequências graves à sua saúde bucal, como o desgaste do esmalte do dente, a erosão e a exposição da raiz dentária. Esses danos, muitas vezes, são irreversíveis.

Água oxigenada pode ajudar a clarear os dentes?

O uso da água oxigenada para clareamento caseiro é bastante comum. Alguns recomendam bochechos com o produto e outros dão ideias de receitas milagrosas. 

Essas indicações surgiram porque a água oxigenada (peróxido de hidrogênio) está presente na composição de géis clareadores profissionais. Contudo, o produto vendido nas farmácias tem uma concentração muito baixa de peróxido de hidrogênio, não sendo efetivo para o clareamento dos dentes. 

Além disso, a água oxigenada pode causar sérios problemas na boca. Os mais comuns são dentes ainda mais manchados, desequilíbrio na flora bucal e alteração no pH da boca, o que pode provocar lesões, inflamações em mucosas, sensibilidade e desmineralização nos dentes.  

O que realmente funciona para clarear os dentes?

Como você pode perceber, as receitas caseiras para clarear os dentes não são eficientes e comprometem a saúde bucal. Por isso, a opção mais segura é buscar uma orientação profissional para realizar o clareamento dental. 

Somente o dentista pode prescrever o tratamento correto, considerando o histórico do paciente, idade, hábitos alimentares e uma série de exames clínicos e radiológicos. Assim, ele garante que você tenha um sorriso branco, bonito e saudável, sem problemas no futuro.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


19 Comentários
  1. Vcs falaram os materiais que seriam bons para clarear os dentes, mas, todos menos o bicarbonato teve referencia negativa .
    Então deduzi que ele seria o melhor com limão , SERÁ ?

    • Olá, Diana. Somente o dentista pode prescrever o tratamento correto, considerando o histórico do paciente, idade, hábitos alimentares e uma série de exames clínicos e radiológicos.

      Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Katielle. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Osvaldo! Para orientações sobre clareamento, recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado, de acordo com o seu caso. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Miriam! Você deve passar por atendimento com um cirurgião-dentista de confiança para avaliar o seu caso e seguir com o tratamento adequado! Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. Desejamos melhoras!

    • Olá, José! Somente um cirurgião-dentista poderá avaliar seu caso e passar o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. 😉

  2. Valor cobrados geralmente em tratamentos, tenho essas duvidas por que não tenho muitas condições e os planos na região em que moro não são muito agradáveis, sei que em diferentes regiões e consultórios os preços variam bastante, mas gostaria de ter uma noção de um valor justo e acessível para diferenciadas classes sociais.

    Desde já agradeço a atenção e aguardo boas respostas !

    • Oi, Leandro! O clareamento seja com casca de laranja ou com qualquer outro modo caseiro não é recomendado. O ideal é procurar um cirurgião-dentista, pois ele avaliará e planejará o melhor tratamento clareador.

Tags