19 de fevereiro de 2020

Quando levar meu filho ao dentista pela primeira vez?

Ser pai e mãe é uma experiência fantástica e cheia de descobertas. Na hora de cuidar dos filhos costumam surgir muitas dúvidas: dar ou não a chupeta? Quando e como fazer o desfralde? Quando meu bebê vai falar? Essas questões são bem comuns e no quesito saúde bucal a principal é: quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?

Engana-se quem julga que os cuidados bucais nos bebês iniciam-se somente após a erupção de todos os dentinhos decíduos (de leite) na cavidade oral. Este acompanhamento, se possível, deve iniciar logo após o nascimento, ainda na maternidade, pela equipe hospitalar e tão logo pelo odontopediatra em seu consultório. O objetivo é educar e promover a saúde bucal da criança, além do condicionamento ao ambiente da sala e conhecimento do dentista.

Como escolher um dentista?

Essa é fácil: procure um odontopediatra. Ele é especialista em cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Esse profissional está acostumado a receber os pequenos no consultório e, por isso, sabe como administrar o medo e o choro, passando tranquilidade para a criança e para os pais. Nas consultas, o odontopediatra usa técnicas lúdicas para ensinar aos pequenos os cuidados básicos para cuidar da saúde bucal. Isso ajuda a criança a se sentir confortável e evita que esse momento seja traumatizante.

Com o acompanhamento odontológico desde o primeiro ano de vida, o profissional poderá orientar sobre o aleitamento materno, prevenção da doença cárie, pasta e escova ideal para determinada faixa etária, uso adequado do fio dental, acompanhar a sequência da erupção dos dentes, assim como desenvolvimento e crescimento das arcadas, entre outros.

Para cuidar do sorriso do seu filho com qualidade vale a pena contratar um plano odontológico. Além de evitar surpresas no orçamento, ele vai permitir visitas periódicas ao dentista e atendimento em casos de emergência. Você mais tranquilo e seu filho com o cuidado que ele merece.

Para conhecer a rede de cirurgiões-dentistas da Uniodonto Campinas e saber mais sobre os planos odontológicos, acesse www.uniodontocampinasonline.com.br.

Plantão Kids Uniodonto Campinas: saiba mais

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags