28 de julho de 2021

Quando começar a escovar os dentes do bebê?

Os cuidados com a higiene bucal do bebê despertam muitas dúvidas em papais e mamães, e uma das mais comuns é sobre a escovação! Quando começar a escovar? Que tipo de escova escolher? Qual creme dental usar? Tem bastante coisa para saber sobre esse assunto.

A seguir, respondemos todas as dúvidas sobre o início da escovação do seu filho e explicamos como fazer isso da maneira correta. Acompanhe! 

Quando escovar os dentes do bebê pela primeira vez? 

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) orienta que a escovação comece quando o primeiro dente nascer, geralmente, a partir dos 6 meses de idade. Embora os primeiros dentinhos sejam temporários, eles precisam de cuidados.

Isso porque os dentes de leite também podem sofrer com a temida cárie. Além disso, eles têm funções importantes como guiar o nascimento dos dentes permanentes e garantir o bom desenvolvimento da mastigação no início da alimentação sólida.

Nessa fase também é indicado levar o bebê a uma consulta com o odontopediatra. Esse profissional poderá esclarecer todas as dúvidas, além de fornecer as orientações necessárias ao bom desenvolvimento da saúde bucal do bebê.

Qual a escova de dente ideal para o bebê?

As gengivas e os dentes dos pequenos são muito delicados. Por isso, para escovar os dentes do bebê é preciso ter uma escova adequada para a idade dele – geralmente está indicado no rótulo (0-24 meses; 2-5 anos; 5-7 anos; e a partir de 7 anos – variando de acordo com o fabricante). 

Escolha uma escova com cerdas macias, uma cabeça pequena, que ajuda a acessar os lugares mais difíceis da boca, e um cabo longo. É importante trocar a escova pelo menos a cada três meses, ou com mais frequência se as cerdas estiverem gastas. 

Pasta de dente: pode usar ou não?

O uso do creme dental também deve ter início assim que nascer o primeiro dentinho, e a recomendação é conversar com seu dentista para que ele indique a melhor opção para cada faixa etária, já que há diferença, por exemplo, na quantidade de flúor de cada produto, sendo que para bebês é recomendado que se utilize uma pasta sem o componente.

Como os bebês não sabem cuspir e vão engolir a água, é preciso usar a quantidade correta de pasta de dente. Para crianças até 2 anos, a quantidade deve ser equivalente a meio grão de arroz cru. De 2 a 5 anos, do tamanho de um grão de arroz cru e para crianças maiores de 6 anos, do tamanho de um grão de ervilha.

Como escovar os dentes do bebê?

A escovação deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente após as principais refeições e priorizando as escovações noturnas. A limpeza dos dentinhos precisa ser realizada pelos pais e deve ser feita da seguinte maneira:

  1. Coloque o bebê de costas, com a cabeça apoiada sobre o seu corpo para dar sustentação;
  1. Use a quantidade de creme dental indicada para não ter a necessidade de enxágue (até que o bebê consiga cuspir);
  1. Faça pequenos movimentos circulares com a escova nas partes frontal e traseira de cada dente do bebê; 
  1. Escove os dentes do fundo com movimentos de vai e vem (trenzinho);
  1. Para finalizar, passe a escova nas bochechas e na língua.

Quando existirem dois dentes com contato próximo, é necessário usar o fio dental uma vez ao dia para complementar a rotina de higiene bucal do bebê. 

Lembre-se: a escovação é muito importante para a saúde bucal e você tem o papel de estimular esse hábito na vida do seu filho desde cedo. Agora, você já sabe quando e como começar!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


14 Comentários
  1. Olá boa tarde, tenho meu netinho já com 2 anos e 4 meses, os pais ainda não incentivaram o mesmo a escovar, agora ele não deixa, como fazer?

    • Olá, Sandra! A escovação é muito importante para a saúde bucal. Recomendamos que o seu netinho passe por uma avaliação de um Odontopediatra, pois só ele poderá avaliar o caso e passar uma orientação adequada. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, conte com nosso atendimento de urgência para crianças. Entre em contato: 0800 864 4357.

  2. Os dois dentinhos do meu bb começaram a nascer mais ainda não sairam por completo da gengiva devo esperar que saiam pra começar a escovar ou já começo a escovar essas pontinhas?

    • Olá, Carina. Recomendamos a avaliação de um Odontopediatra, pois só ele poderá avaliar o caso e passar uma orientação adequada. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, conte com nosso atendimento de urgência para crianças. Entre em contato: 0800 864 4357.

Tags