28 de abril de 2022

Quais são os alimentos que ajudam na saúde dos dentes?

Você sabia que uma boa alimentação contribui para a saúde bucal? Confira 6 alimentos que reduzem o aparecimento de cáries e placas bacterianas

A alimentação natural é uma das bases da boa saúde. Afinal de contas, é assim que colocamos nutrientes e energia no nosso corpo para o funcionamento do organismo. Embora todos os alimentos sejam importantes, alguns trabalham mais ativamente a favor da nossa saúde bucal, enquanto outros, como doces e carboidratos, contribuem para o aparecimento de placas bacterianas e cáries. Se forem associados a corantes artificiais, o problema só piora, pois eles são grandes responsáveis pelo aparecimento de manchas nos dentes.

Por isso, seu cardápio pode ajudar a cuidar da saúde dos seus dentes. Mas é sempre importante lembrar: isso não substitui a boa higiene oral e o acompanhamento periódico da sua saúde bucal no seu dentista de preferência.

Mas quais são os alimentos amigos dos dentes?

1. Maçã

Essa fruta democrática, fácil de encontrar, é rica em água e possui fibras alimentares que ajudam a equilibrar a acidez da boca, estimulam as gengivas e auxiliam a produção de saliva, o que é muito importante para a limpeza dos dentes. Se você souber que ficará muito tempo sem fazer sua higiene oral após uma refeição, a sugestão é comer uma maçã como sobremesa.

2. Laranja, limão e acerola

O que essas frutas têm em comum? Todas elas são ricas em vitamina C, componente essencial no fortalecimento dos ossos e dentes. Um outro efeito da vitamina C é ajudar na produção de colágeno, com efeito direto na saúde das gengivas. As frutas cítricas também têm a capacidade de neutralizar o pH da boca, criando um ambiente pouco favorável para o desenvolvimento das cáries e da placa bacteriana.

3. Queijos e iogurte

Derivados do leite, esses alimentos têm grande concentração de cálcio e proteínas, que deixam os dentes mais fortes. O iogurte, por exemplo, tem uma concentração de probióticos que ajuda na saúde da gengiva ao combater as bactérias que causam cáries. Mas atenção: esse benefício é associado ao iogurte natural, sem adição de açúcares ou corantes.

4. Cebola

Você deve estar intrigado com essa indicação, mas é verdade. Quando consumida crua, a cebola é um dos melhores antibactericidas naturais que se pode indicar. Uma forma conhecida de consumi-la crua é em saladas. Se você ainda não tem o hábito, experimente.

5. Nozes

As nozes são outra fonte rica em cálcio e proteínas com baixo índice de açúcar. Outra característica interessante é que elas liberam um óleo natural que forma uma película sobre os dentes, evitando o acúmulo das placas bacterianas. Você pode incluir nozes picadas em seu iogurte, conseguindo assim um benefício conjunto.

6. Chá verde

Tradicional nas culturas orientais, o chá verde tem em sua composição um antioxidante chamado polifenol. Esse elemento é um grande aliado na prevenção de inflamações na gengiva e periodontites. Mas atenção: esse chá deve ser consumido com moderação, pois seu excesso gera complicações no fígado.

Inclua esses alimentos em sua rotina alimentar e você perceberá, com tempo e constância, os benefícios que terá em sua saúde como um todo, mas especialmente na sua boca. Vale relembrar que todos os passos da higiene bucal diária e a visita regular ao dentista são indispensáveis para quem quiser prolongar a saúde dos dentes.

Preserve sua saúde bucal mantendo bons hábitos de higiene e uma boa alimentação. Em caso de dúvida, sempre procure seu dentista e siga suas orientações.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags