22 de maio de 2018

Quais os efeitos da alimentação na saúde bucal?

Você certamente já ouviu do seu dentista, ou nutricionista, que os alimentos interferem na saúde dos dentes e das gengivas, certo? Algumas doenças dentárias, por exemplo, estão diretamente relacionadas ao consumo alimentar. Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, listamos os principais tipos de alimentos e quais seus efeitos na saúde bucal. Assim você poderá rever seus hábitos alimentares e adequá-los para manter o sorriso sempre bonito e saudável.

Alimentos cariogênicos

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), os hábitos alimentares dos brasileiros mudaram de forma negativa nas últimas décadas. Passamos a consumir mais produtos sólidos e bebidas com grande quantidade de açúcar, gordura e sal. Esses alimentos, que contribuem diretamente para a formação de cáries, são chamados de cariogênicos. Além de conter carboidratos fermentáveis, eles são capazes de reduzir o pH salivar – o que também estimula a formação de cáries. Pertencem a esse grupo: doces, bolachas, salgadinhos, pães, sucos de frutas, refrigerantes e outros.

Alimentos cariostáticos

Já os alimentos cariostáticos não contribuem com a formação de cáries, pois não são fermentáveis pelas bactérias. Nessa categoria se encaixam os mais diversos vegetais e proteínas. E não podemos nos esquecer da água, que auxilia na limpeza da boca e contribui para um hálito saudável.

Alimentos anticariogênicos

Quando consumidos primeiro, os alimentos anticariogênicos impedem a placa de reconhecer qualquer alimento acidogênico, causador da erosão dentária. Alguns adoçantes e queijos, por exemplo, ajudam a aumentar o pH. Já a goma de mascar (sem açúcar) estimula o fluxo salivar e, consequentemente, reduz os riscos de desenvolvimento de cáries. É importante ressaltar também que a ingestão de alimentos ácidos pode estimular o surgimento de aftas.

Agora você já conhece as consequências do consumo de cada tipo de alimento. Para manter a saúde bucal em dia, fale com seu dentista e reveja alguns hábitos. Afinal, o sorriso é o seu cartão de visitas. Confira também 6 passos simples para manter seus dentes longe da cárie, e evite possíveis infecções e doenças.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags