11 de agosto de 2022

Quais exercícios fazer para diminuir a tensão mandibular?

Relaxamento, alongamento, massagens, compressas… o menu é amplo. Saiba por que a tensão mandibular aparece e descubra como minimizar o problema

Muito do que acontece na nossa rotina reflete em nosso organismo e, algumas vezes, tem relação direta com dores. E a nossa mandíbula é uma das partes do nosso corpo que acaba sentindo as consequências de situações estressantes ou de alguns maus hábitos – como “roer” tampas de caneta, lápis e unhas.

O estresse traz muita tensão para os músculos faciais e o ato involuntário de “trancar os dentes” acaba afetando a articulação mandibular, provocando dores que podem ser irradiadas para a cabeça, pescoço e até os ombros. Isso afeta a funcionalidade da boca, prejudicando atos simples como comer ou escovar os dentes. É só pensarmos que a mandíbula, também chamada de articulação temporomandibular (ATM), é responsável por controlar importantes movimentos que permitem a mastigação, o bocejo, a fala, enfim, tudo o que está relacionado à movimentação dessa área.

É importante frisar que as dores, geralmente, são sintomas de condições pré-existentes e que devem ser avaliadas por um profissional de saúde. No caso da mandíbula, o ideal é que a pessoa busque uma avaliação odontológica para que exames específicos sejam realizados e os tratamentos sejam iniciados o mais rápido possível. Muitas vezes, dores nessa região podem indicar bruxismo, infecções, desalinhamento e disfunções temporomandibulares, entre outras causas.

Como melhorar a tensão mandibular?

Para trazer um pouco mais de alívio à tensão temporomandibular, algumas medidas simples podem ser tomadas, mas é preciso que sejam incorporadas aos hábitos de vida da pessoa, mesmo quando não houver mais dor aparente. Devemos lembrar que essa dor, muitas vezes, é a consequência de uma situação recorrente. Por isso, precisamos manter uma rotina de cuidados preventivos.

* Relaxe: sempre que perceber os dentes “trancados”, solte a mandíbula e a mantenha assim, mesmo quando seus lábios estiverem fechados. Outra manobra importante é o movimento do bocejo. Imite esse gesto algumas vezes por dia para alongar os músculos da região.

* Alongue: faça um alongamento nos músculos da parte superior do corpo: pescoço, trapézio, ombros e escápulas. A ginástica laboral, geralmente realizada por profissionais que ficam muitas horas em frente ao computador, contempla esse grupo muscular.

* Mastigue: mastigar uma mini cenoura, um chiclete sem açúcar ou uma maçã pode ajudar a dissipar a tensão da região, caso não haja quadro de dor. O movimento envolvido na mastigação de alimentos mais rígidos ajuda a relaxar a articulação.

* Massageie: localize a articulação que junta o crânio e a mandíbula utilizando os dedos indicador e médio. Faça uma leve pressão no local e realize círculos em sentido horário, enquanto abre e fecha a boca suavemente.

* Compressas: aplique uma compressa quente na região mandibular por 15 minutos em cada lado. Na maioria das vezes, essa técnica traz grande conforto e relaxamento. É muito importante experimentar a temperatura antes de começar, para evitar desconforto.

Caso o quadro de dor seja persistente, procure ajuda odontológica imediatamente.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


1 Comentário
Tags