26 de agosto de 2020

Prevenção é a melhor ferramenta contra o câncer de boca

O câncer bucal está entre os dez tumores mais comuns no Brasil, com estimativa de 15.190 novos casos em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ele pode ocorrer em qualquer região da boca, como lábios, língua, gengivas e garganta, bem como nas glândulas salivares, faringe e laringe. Para combater a doença, a melhor ferramenta é a prevenção.

Logo, é muito importante se informar e conhecer as principais causas do câncer oral, as formas de prevenção, além de como diagnosticar e tratar a doença. Veja tudo isso agora!

Fatores de risco

O tabagismo (cigarro, charutos, cachimbos, narguilé, entre outros) e o consumo de álcool são os principais fatores que influenciam o surgimento do câncer de boca. Inclusive, quando associados, esses dois hábitos podem aumentar em até quatro vezes o risco de câncer de boca. 

Além disso, a exposição à radiação ultravioleta sem proteção, o contágio por papilomavírus humano (HPV), uma alimentação pobre em frutas e verduras, fatores genéticos e maus hábitos de higiene bucal são outros fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença. 

Sinais e sintomas do câncer oral

O sinal mais comum do câncer bucal é o aparecimento de feridas semelhantes a aftas, mas que não cicatrizam após 15 dias e costumam aumentar de tamanho. Fique atento também ao surgimento de manchas brancas e vermelhas nas gengivas, língua, bochechas e céu da boca.

Alguns casos também apresentam espessamento na bochecha, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em estágios mais avançados, o câncer de boca pode provocar mau hálito e dificuldade para mastigar e engolir. Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure um dentista o mais rápido possível para avaliação. 

Diagnóstico precoce

Se descoberto em estágios iniciais, o câncer de boca tem chance de cura de 80%. A consulta odontológica é a melhor maneira de fazer o diagnóstico precoce da doença, pois o dentista consegue identificar qualquer alteração na boca ainda em estágios iniciais.

Por isso, o acompanhamento periódico com um dentista é essencial, principalmente para as pessoas do grupo de risco (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcóolicas).

Tratamento do câncer oral

Pode ser realizada uma cirurgia na área afetada, tanto para lesões menores como para tumores maiores. Em algumas situações, o procedimento cirúrgico está associado a sessões de radioterapia e quimioterapia.

A avaliação profissional, conforme cada caso, vai definir qual a melhor forma de tratamento. É indicada uma abordagem multiprofissional, com médico, dentista e outros profissionais da saúde, para a melhor recuperação do paciente.

Prevenção

Algumas atitudes simples, como não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool, são fundamentais para prevenir o câncer de boca. Além disso, cuidar bem da higiene da boca e manter uma alimentação saudável ajudam a reduzir as chances de desenvolver a doença. 

É importante também visitar regularmente o dentista para monitoramento e manutenção da saúde bucal.

Agosto Grená

Para alertar e conscientizar a população sobre o câncer de boca, a Uniodonto Campinas criou a campanha Agosto Grená. Todos os anos, a cooperativa dedica o mês em ações de prevenção do câncer oral, de boca e garganta.

Em 2020, a Uniodonto Campinas traz a “Palavra do especialista”. Diversos cirurgiões-dentistas especialistas colaboram com informações sobre o câncer oral em vídeos compartilhados nos canais online.

Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Uniodonto Campinas: Facebook, Instagram e LinkedIn.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags