19 de novembro de 2021

Prática esportiva e a saúde bucal

Se você é um praticante assíduo de alguma modalidade, seja ela qual for, é possível que tenha algum ritual antes de começar a atividade física. Seja na busca por uma boa noite de sono antes de acordar cedinho, na preparação alimentícia antes ou depois da prática, no consumo de produtos que intensificam seu preparo físico ou naquele alongamento específico para evitar futuras dores, o objetivo é sempre o mesmo: se sentir o mais confortável e bem preparado possível para alcançar os melhores resultados.

E para que isso seja possível, uma série de fatores devem ser levados em conta, como preparo físico e psicológico, disposição, condições ideais para a prática da atividade física…. e a saúde bucal, que é exatamente o tema deste texto. Continue lendo para saber mais sobre a relação entre a prática esportiva e a sua saúde bucal!

Saúde bucal X Desempenho esportivo

Se você pratica alguma atividade física apenas como um modo de se manter ativo ou por paixão pelo esporte, ou seja, que não depende de bons resultados para sobreviver, é bem provável que, mesmo assim, você também busque alçar voos mais altos. O que significa que, na prática, seu desempenho esportivo também é algo importante. Nesse caso, é natural que você busque soluções que contribuam com seus resultados, mas sabia que a saúde bucal pode interferir bastante nisso?

Isso acontece porque o seu desempenho pode ser totalmente comprometido pela presença de diversos problemas bucais, sendo que os com maior incidência são os endodônticos, lesões que afetam diretamente os dentes, e as periodontais, doenças que atingem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, como placa bacteriana e gengivite. Além disso, a presença de bactérias que surgem na boca e podem se espalhar por outras partes do corpo significa que doenças mais graves também podem se manifestar.

Um exemplo ainda mais prático é quando você precisa acordar cedo para fazer alguma atividade, mas não consegue dormir direito na noite anterior por conta de uma dor de dente. Já pensou se um atleta passa por essa situação antes de uma prova? Agora imagine se essa disputa vale uma medalha olímpica. É exatamente por isso que atletas de alto nível devem manter sempre em dia os cuidados com a saúde bucal, mas isso também vale para você, que não está em busca de nenhuma medalha, mas valoriza bastante suas próprias conquistas.

Quais os cuidados bucais para um atleta?

Do atleta de alto nível a quem não pratica nenhum tipo de atividade física, os cuidados com a saúde bucal são os mesmos: uma alimentação equilibrada, higiene bucal completa após todas as refeições, sempre utilizando o fio dental, e consultas regulares com um cirurgião-dentista.

O que há de específico para determinadas práticas esportivas são os protetores bucais. Muito comuns de serem vistos com lutadores, jogadores de basquete ou de futebol americano, por exemplo, essas placas são fundamentais para práticas esportivas que trazem riscos aos dentes.

Além de traumas pontuais, como uma forte pancada que quebra um dente, as lesões repetitivas também podem causar problemas estruturais em sua boca. 

Nesses casos, é importante que o material seja feito sob medida para cada pessoa, evitando adquirir uma dessas proteções em farmácias ou lojas, e um cirurgião-dentista poderá ajudá-lo nesse processo.

Ah, mas se você pratica alguma outra atividade física além das citadas acima, vale a pena conversar em sua consulta se o uso é indicado ou não, mas esse é um cuidado que com certeza vale a pena.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags