04 de novembro de 2020

Por que o acompanhamento odontológico é essencial para pacientes com câncer

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 625 mil casos novos de câncer para cada ano do triênio 2020-2022. A doença é agressiva e os tratamentos, apesar de eficazes, provocam diversos efeitos colaterais, inclusive relacionados à saúde bucal.

O transplante de medula óssea e as sessões de quimioterapia e radioterapia, sobretudo na região da cabeça e pescoço, afetam a cavidade bucal e podem provocar complicações sérias na boca, gengiva e dentes. Por isso, o acompanhamento odontológico é fundamental para pacientes com câncer.

Tratamento do câncer: efeitos colaterais na saúde bucal

O corpo de cada pessoa reage de forma diferente aos tratamentos contra o câncer, mas alguns efeitos colaterais na boca são mais comuns, com maior ou menor frequência e gravidade conforme a idade, gênero, tipo de câncer ou tratamento.

Veja quais são os principais problemas na boca decorrentes do tratamento contra o câncer:

Boca seca (xerostomia): o tratamento pode causar alterações nas glândulas salivares, diminuindo o fluxo salivar, o que provoca a secura excessiva da boca;

Mucosite: é uma reação inflamatória que provoca o surgimento de feridas na boca causando dor e, em alguns casos mais graves, dificuldade para se alimentar;

Cárie de radiação: a radioterapia afeta o esmalte dentário e a dentina, gerando perda de minerais nos dentes e deixando-os mais vulneráveis à cárie. Além disso, o tratamento também pode provocar a diminuição do fluxo e do pH salivar, levando ao surgimento de cáries;

Infecções oportunistas: fungos e bactérias podem se aproveitar da baixa imunidade dos pacientes em tratamento de câncer e provocar doenças como cândida e herpes, que aparecem na língua, parte interna das bochechas, céu da boca ou gengivas;

Perda do paladar: a radioterapia causa alterações nas papilas gustativas, responsáveis pela percepção dos sabores. Por isso, pode haver diminuição do paladar, impressão de que tudo tem o mesmo gosto, perda do paladar e até uma sensação de gosto metalizado na boca.

A importância do acompanhamento odontológico

Por conta de todos esses efeitos colaterais na saúde bucal, é muito importante que o paciente tenha um acompanhamento odontológico antes, durante e depois do tratamento do câncer.

Na primeira visita, pelo menos duas semanas antes do início do tratamento, o dentista elimina qualquer problema bucal e orienta sobre os cuidados com a boca durante o tratamento do câncer.

Por fim, no acompanhamento odontológico durante e após o tratamento, o profissional trata e ameniza os problemas bucais, reduzindo o desconforto do paciente e evitando doenças decorrentes das complicações bucais, como infecções e doenças cardiológicas.

Além das visitas regulares ao dentista, a atenção redobrada com os hábitos de higiene e os cuidados com a alimentação são essenciais para reduzir os efeitos colaterais decorrentes do tratamento de câncer.

Confie no seu cirurgião-dentista durante esse momento.