29 de fevereiro de 2024

Plano odontológico para empresas: custo ou investimento?

Os planos odontológicos são considerados um benefício de valor para quem está no mercado de trabalho

Um estudo feito pela ANS – Agência Nacional de Saúde – mostra os impactos positivos gerados pelas empresas ao investir em planos odontológicos para quem trabalha no negócio. Por essa razão, é possível acompanhar o crescimento da adesão de planos odontológicos no meio corporativo, proporcionalmente à conscientização da importância dos cuidados com a saúde bucal.

Disponibilizar plano odontológico no pacote de benefícios de quem trabalha para uma empresa contribui para o fortalecimento da cultura de bem-estar e assume papel fundamental no incentivo ao autocuidado. 

O plano odontológico pode fazer parte de uma estratégia de promoção às políticas de qualidade de vida dos colaboradores. Vale ressaltar que um ponto importante dentro dessa estratégia é a valorização das pessoas e o aumento da percepção do indivíduo. 

Quem trabalha na empresa passa a se enxergar não apenas como alguém que está ali apenas exercendo uma função de engrenagem, mas como um ser humano que é valorizado. 

As empresas, de maneira geral, precisam contar com profissionais com alto nível de disponibilidade, trabalhando com sua plena produtividade, mas isso acaba não se realizando se a saúde não vai bem – incluindo problemas com a saúde bucal. 

Problemas odontológicos impactam na saúde da pessoa em diversos níveis, chegando a afetar o bem-estar mental.

Colaboradores que não contam com nenhuma cobertura odontológica por parte da empresa têm limitações muito maiores para lidar com um tratamento bucal. A falta de recursos financeiros pode obrigar quem trabalha a exercer suas funções mesmo sentindo dores. 

Sem dúvidas, isso afeta diretamente o seu nível de produção. Uma dor de dente ou mandibular diminui a capacidade de concentração, prejudica as interações, aumenta a chance de cometer erros e, caso o trabalho envolva máquinas, pode até causar sérios acidentes. Acidentes de trabalho são considerados muito sérios tanto no nível pessoal quanto no nível corporativo.

Todos esses fatores, isolados ou combinados, afetam a capacidade de entregar um trabalho pleno e bem-feito. Quando uma empresa tem a iniciativa de oferecer planos odontológicos às pessoas do seu time, evita uma série de surpresas negativas futuras.

Investimento certo

Planos odontológicos cumprem um excelente papel como investimento na qualidade de vida das pessoas que trabalham na empresa, além de se mostrarem uma vantagem competitiva diante dos seus concorrentes de mercado. Aderir a um plano odontológico corporativo se mostra como um ótimo investimento porque: 

  • Aumenta a atração de talentos;
  • Aumenta a retenção de talentos, principalmente quando o benefício se estende aos dependentes;
  • Diminui o absenteísmo ocasionado por problemas odontológicos;
  • Melhora a percepção de valor da empresa;
  • Melhora o clima dentro da empresa;
  • Melhora a produtividade individual.


Problemas com a saúde bucal mudam a rotina das pessoas em muitos aspectos, interferindo em seus recursos financeiros, relações pessoais e profissionais. Quem desenvolve uma cultura de saúde, em que o plano odontológico é um benefício essencial, faz um ótimo investimento, contribuindo positivamente tanto para a empresa quanto para as pessoas que trabalham nela. 

A Uniodonto Campinas tem planos que atendem a partir de 3 vidas, sendo adequados a diversos tamanhos de empresa. Fale conosco.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags