01 de abril de 2021

Periodontite na gravidez: conheça os riscos e saiba como prevenir

Durante a gestação é essencial que a mulher reforce os cuidados com a saúde para garantir o correto desenvolvimento do bebê. Muitas vezes deixada de lado, a saúde bucal merece uma atenção especial, pois alguns problemas bucais podem provocar complicações na gravidez. 

Uma das principais preocupações é com a doença periodontal, também conhecida como periodontite. Ela acomete, em média, 60% das gestantes e traz riscos sérios, como parto prematuro e baixo peso dos recém-nascidos. Continue a leitura desse post para entender por que essa doença pode colocar em risco a saúde do bebê e saiba como prevenir o problema. 

O que é periodontite?

Uma infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, a periodontite é a evolução da gengivite, uma inflamação das gengivas, geralmente causada pelo acúmulo de placa bacteriana. A doença ocorre quando a gengivite não é tratada ou quando o tratamento é adiado. 

Os principais sintomas da periodontite são sangramento durante a escovação, gengivas avermelhadas e inchadas, sensibilidade, mau hálito, retração da gengiva e, em casos mais graves, amolecimento e perda de dentes. 

Por que é comum ter periodontite na gravidez?

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) acompanhou 88 mulheres durante a gravidez e detectou que 83% delas apresentaram no período algum problema periodontal, como inflamação ou infecção na gengiva. 

É comum o surgimento desses problemas bucais durante a gravidez, pois nesse período a mulher tem um aumento natural de hormônios que afetam todo o seu corpo. Os níveis elevados de estrógeno e progesterona provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e o aumento da resposta inflamatória. Com isso, a gestante fica mais suscetível ao aparecimento de inflamações na gengiva. 

Entretanto, é importante ressaltar que as alterações hormonais da gravidez não causam as doenças periodontais, como gengivite e periodontite, elas apenas agravam os problemas já existentes, que na maioria das vezes são frutos de uma má higienização bucal.  

Como prevenir a periodontite durante a gestação?

Saber dos riscos da periodontite para a gravidez assusta, mas existem maneiras de evitar o problema. A prevenção é o melhor caminho sempre. Por isso, é essencial que a futura mãe mantenha uma alimentação equilibrada e reforce os cuidados com a higiene bucal: escovação diária, após cada refeição, e uso do fio dental diariamente. 

Além disso, a gestante deve visitar regularmente o dentista para evitar qualquer contratempo odontológico que interfira em sua saúde e na do bebê. O ideal é que, durante a gravidez, as consultas aconteçam uma vez a cada três meses.

Quer saber mais sobre como cuidar da saúde bucal durante a gravidez? Então, baixe nosso e-book exclusivo sobre esse assunto e esclareça todas as suas dúvidas!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários