Odontologia sistêmica: como a saúde bucal afeta o resto do corpo?

autor:
Uniodonto Campinas

Diabetes, ansiedade, HPV, osteoporose, doenças cardiovasculares… Essas e outras doenças podem ter relação direta com a saúde da sua boca. Ela é a porta de entrada para diversos organismos e bactérias, que podem provocar muitas doenças e atingir outros órgãos, se a higiene bucal não estiver em ordem.

Essa relação entre a saúde da boca e o restante do corpo é estudada pela odontologia sistêmica. Quer entender melhor como ela funciona? A gente explica tudo direitinho.

O que é odontologia sistêmica?

É uma análise mais ampla dos pacientes analisando a relação da saúde da boca com o organismo e como ela interfere nas esferas mental, comportamental e emocional.

Muito além do cuidado bucal e estético, a odontologia sistêmica avalia todo o funcionamento do corpo de uma maneira bem mais abrangente para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Como funciona o tratamento?

Regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a odontologia sistêmica adota tratamentos integrativos e complementares como fitoterapia, acupuntura, terapia floral, laserterapia, hipnose e homeopatia.

É claro, que, além disso, é necessário evitar e prevenir o agravamento de algumas doenças fazendo uma boa higiene bucal, com o bom e velho fio dental e a escova de dentes, bem como visitar o dentista regularmente para check-ups preventivos e limpezas profissionais.

Quais problemas de saúde podem ter relação com a boca?

Diabetes – pessoas com diabetes costumam desenvolver mais gengivite, cáries e infecções orais, além de perda óssea ao redor dos dentes. Isso acontece pois a circulação sanguínea fica prejudicada nessa área. Se a saúde bucal não estiver em dia, o controle do diabetes também é afetado.

Ansiedade – pessoas ansiosas apresentam maior facilidade em ter bruxismo (ranger os dentes durante a noite). A doença pode provocar problemas mais graves, como complicações na gengiva, ossos e articulação da mandíbula.

Osteoporose – muitos problemas bucais podem ter relação com a diminuição da massa óssea corporal. A fase inicial da osteoporose pode se mostrar nos dentes, causando problemas na mandíbula, dentes soltos, gengivas destacadas ou retração gengival.

Doenças cardiovasculares – as bactérias presentes em nossa boca podem chegar ao coração por meio do sangue que circula em todo o corpo. Elas podem diminuir a circulação sanguínea nos vasos que ligam o coração, aumentando as chances de doenças coronárias e os riscos de derrame ou infarto.

Então, um sorriso bonito e saudável começa na boca! Consulte seu dentista e diariamente faça uma boa e correta higiene bucal. Veja vantagens de ter um plano odontológico.

Uniodonto Campinas

O melhor plano odontológico do Brasil! A Uniodonto Campinas é a maior singular do Sistema Nacional Uniodonto, que reúne mais de 120 cooperativas singulares nos quatro cantos do país. Hoje são mais de 1.500 sócios-cooperados espalhados por uma ampla região de abrangência que atendem em todas as especialidades odontológicas.