13 de novembro de 2019
Odontologia sistêmica: como a saúde bucal afeta o resto do corpo?
Diabetes, ansiedade, HPV, osteoporose, doenças cardiovasculares… Essas e outras doenças podem ter relação direta com a saúde da sua boca. Ela é a porta de entrada para diversos organismos e bactérias, que podem provocar muitas doenças e atingir outros órgãos, se a higiene bucal não estiver em ordem.
Essa relação entre a saúde da boca e o restante do corpo é estudada pela odontologia sistêmica. Quer entender melhor como ela funciona? A gente explica tudo direitinho.
O que é odontologia sistêmica?
É uma análise mais ampla dos pacientes analisando a relação da saúde da boca com o organismo e como ela interfere nas esferas mental, comportamental e emocional.
Muito além do cuidado bucal e estético, a odontologia sistêmica avalia todo o funcionamento do corpo de uma maneira bem mais abrangente para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Como funciona o tratamento?
Regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a odontologia sistêmica adota tratamentos integrativos e complementares como fitoterapia, acupuntura, terapia floral, laserterapia, hipnose e homeopatia.
É claro, que, além disso, é necessário evitar e prevenir o agravamento de algumas doenças fazendo uma boa higiene bucal, com o bom e velho fio dental e a escova de dentes, bem como visitar o dentista regularmente para check-ups preventivos e limpezas profissionais.
Quais problemas de saúde podem ter relação com a boca?
Diabetes – pessoas com diabetes costumam desenvolver mais gengivite, cáries e infecções orais, além de perda óssea ao redor dos dentes. Isso acontece pois a circulação sanguínea fica prejudicada nessa área. Se a saúde bucal não estiver em dia, o controle do diabetes também é afetado.
Ansiedade – pessoas ansiosas apresentam maior facilidade em ter bruxismo (ranger os dentes durante a noite). A doença pode provocar problemas mais graves, como complicações na gengiva, ossos e articulação da mandíbula.
Osteoporose – muitos problemas bucais podem ter relação com a diminuição da massa óssea corporal. A fase inicial da osteoporose pode se mostrar nos dentes, causando problemas na mandíbula, dentes soltos, gengivas destacadas ou retração gengival.
Doenças cardiovasculares – as bactérias presentes em nossa boca podem chegar ao coração por meio do sangue que circula em todo o corpo. Elas podem diminuir a circulação sanguínea nos vasos que ligam o coração, aumentando as chances de doenças coronárias e os riscos de derrame ou infarto.
Então, um sorriso bonito e saudável começa na boca! Consulte seu dentista e diariamente faça uma boa e correta higiene bucal.
Deixe um comentário:
Preciso de um dentista que trabalha dentro da linha da ODONTOLOGIA SISTÊMICA. Podem, por favor, me indicar um aqui em Campinas?
Olá, Ana! Indicamos que você entre em contato através dos nossos canais oficiais para esclarecer sua dúvida. Nossa equipe irá te auxiliar no que for preciso.
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 160 5555 ou (19) 3322-4000
Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 18h | Fale Conosco: http://www.uniodontocampinas.com.br/fale-conosco