13 de outubro de 2023

O uso correto do fio dental pode ajudar a economizar dinheiro

Para fazer uma higiene bucal completa, o uso do fio dental é indispensável. O seu uso pode evitar uma série de problemas bucais e tratamentos odontológicos.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% da população brasileira declara que escova os dentes até duas vezes por dia, mas apenas 63% declaram utilizar o fio dental depois da escovação.

É muito importante enfatizar que a escovação completa e correta, ajustada dentro da rotina de alimentação de cada pessoa, é uma forma de cuidar da saúde como um todo. E devemos sempre nos lembrar de que o uso do fio dental faz uma grande diferença na higiene bucal. Ele deve, sim, fazer parte da rotina diária da limpeza dental.

Embora pareça óbvio dizer, o papel do fio dental é remover resíduos de alimentos presos entre os dentes e fora do alcance da escova de dentes. Esses restos de comida precisam se decompor e é nesse ponto que as bactérias entram em ação. Elas se alimentam e se multiplicam por meio dessas sobras, ocasionando o acúmulo de tártaro e placas bacterianas.

Outro efeito negativo dessa ação é a gengivite, doença que tem como sintomas principais o sangramento, a inflamação das gengivas e, caso não tratada, pode chegar a provocar o amolecimento dos dentes.

Qual a frequência certa para utilizar o fio dental?

Aqui a indicação é objetiva e fácil de se lembrar: o fio dental deve ser passado em todas as escovações dos dentes, feita após cada uma das refeições do dia. Quem utiliza aparelho, fixo ou móvel, precisa ter ainda mais atenção. Aparelhos fixos podem ser um pouco mais complicados, mas são exatamente essas pessoas que devem fazer uso sem exceção do fio dental. É preciso seguir as instruções do cirurgião-dentista com muita atenção.

Quem utiliza aparelho móvel também não fica de fora da recomendação. Principalmente no caso dos aparelhos do tipo alinhador transparente, em que os dentes têm menos contato com a saliva, um auxiliar na dispersão de bactérias.

Utilize o fio dental corretamente

A maioria das pessoas utiliza o fio dental intuitivamente, mas existem algumas técnicas para passar o fio e garantir uma limpeza eficiente sem machucar as gengivas. Vamos dar aqui um passo a passo simples de seguir, mas em caso de dúvidas é sempre bom consultar um cirurgião-dentista de confiança.

  • O tamanho indicado do fio dental é de aproximadamente 35cm, mais ou menos o tamanho de dois palmos. Deve-se utilizar um fio para os dentes superiores e outro para os dentes inferiores.
  • Enrole parte do fio em um dedo de cada mão de modo que seja possível segurá-lo, deixe um espaço livre de fio para passar entre os dentes.
  • Ao colocar o fio entre os dentes, faça cuidadosamente, em frente ao espelho. O movimento deve ser de trás para frente, sempre.
  • O fio deve entrar um pouco na gengiva, pois alguns restos de alimento penetram nesse pequeno espaço. Faça esse movimento com delicadeza para não machucar a gengiva.

Tipos de fio dental

Existem alguns tipos de fio dental e eles podem ser escolhidos de acordo com a preferência de cada pessoa ou de acordo com a indicação do cirurgião dentista.

  • Fio dental: é o mais comum e facilmente encontrado. Tem um formato cilíndrico. Ele é feito de nylon e pode desfiar ao ser passado entre dentes muito juntos.
  • Fita dental: tem o formato de uma fita e é indicada para passar entre dentes muito juntos.
  • Passa fio: é um instrumento para auxiliar o uso do fio dental para quem utiliza aparelho fixo. Ele lembra uma agulha de costura, pois tem uma abertura para passar o fio dentro e uma haste.

Para garantir uma boa saúde bucal e esclarecer dúvidas sobre como ter uma rotina de escovação eficiente, consulte um cirurgião-dentista.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags