29 de agosto de 2022

Minha mordida é torta?

A mordida cruzada atinge milhares de pessoas todos os anos. Saiba o que causa esse problema e como corrigi-lo

Os sintomas causados pela mordida cruzada (chamada também de má oclusão ou invertida) levam milhares de pacientes para os consultórios odontológicos todos os anos. Geralmente, a mordida cruzada pode ser percebida pela própria pessoa ao fechar a boca, pois ela sentirá a sobreposição dos dentes imediatamente.

Parece algo banal, mas a mordida cruzada tem grande impacto na saúde. Ela pode causar fratura ou desgastes nos dentes, mordidas na parte interna da boca, problemas nas gengivas, perda da estrutura do maxilar, deformidade facial, dificuldade de mastigação, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, bruxismo, dores nas articulações, ombros e pescoço, entre outros sintomas. Além dos efeitos fisiológicos, muitas pessoas sofrem impactos emocionais negativos quando o desalinhamento da mandíbula interfere na aparência física. Quanto mais grave o caso, mais perceptível ao olhar.

A posição certa da mordida é quando a arcada dentária de cima (chamada também de maxila) encaixa levemente na arcada dentária de baixo (chamada de maxilar).

Principais causas

A mordida cruzada pode ser causada por maus hábitos repetidos desde a infância ou por herança genética. No caso de maus hábitos, podemos citar o uso de chupeta, uso prolongado de mamadeira, sugar ou morder os dedos e respirar exclusivamente pela boca. Outros comportamentos que contribuem para o desalinhamento do maxilar são a abertura de embalagens ou tampas com os dentes, roer lápis e tampas de canetas ou mastigar sempre do mesmo lado (seja para aliviar dores ou por pura força do hábito).

Já no campo genético, as principais causas são o crescimento dos maxilares fora do padrão, anomalias ósseas, troca precoce ou tardia dos dentes permanentes e até complicações na coluna cervical. A mordida cruzada pode apresentar condições únicas, mas algumas delas são mais comuns:

• Mordida cruzada anterior: quando os dentes de cima da boca fecham atrás dos dentes de baixo. Visualmente, o queixo da pessoa fica projetado para frente;
  • Mordida cruzada posterior: quando os dentes debaixo fecham atrás dos de cima e se tocam dos dois lados. Visualmente, o queixo fica “menor”;
  • Mordida cruzada dentoalveolar: quando acontecem algumas inclinações dentárias;
  • Mordida cruzada esquelética: nesse caso, está relacionada a problemas ósseos.

Algumas dessas anomalias podem ser percebidas cedo, tanto na infância quanto na adolescência. A recomendação é que essa pessoa seja direcionada para um consultório odontológico o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados.

Como tratar?

A boca será analisada cuidadosamente no exame visual em consultório, mas também podem ser solicitados exames de imagens. Tudo vai depender da condição da pessoa. Depois do diagnóstico, algumas linhas de tratamento podem ser traçadas:

• Aparelho (móvel ou fixo): o objetivo desse tratamento é realinhar os dentes de forma que a mordida seja colocada na posição correta. Sua duração varia de semanas a anos. Tudo dependerá da gravidade e do comprometimento da pessoa em seguir o tratamento;
  • Expansor de palato: o palato é o que chamamos popularmente de “céu da boca”. Nesse caso, será fixado um aparelho no palato, fixado aos dentes grandes do fundo da boca (molares) com a função de mover os dentes para fora enquanto “alarga” o céu da boca. É preciso fazer periodicamente o ajuste do aparelho;
  • Remoção de dentes: em casos específicos, é preciso criar um espaço na arcada dentária – para isso, alguns dentes podem ser removidos. Com a acomodação dos dentes, a mordida tende a ser realinhada. Esse é um procedimento mais comum na infância, mas pode ser realizado em qualquer idade, a depender do tratamento escolhido pelo dentista e pelo paciente;
  • Cirurgia: esse é um recurso mais invasivo e somente adotado quando não é possível ter sucesso em outros tipos de tratamento. O objetivo é reposicionar o maxilar, restabelecendo a função mastigatória e atribuindo mais harmonia ao rosto da pessoa;
  • Todo e qualquer procedimento odontológico deve ser prescrito por um cirurgião-dentista. Por isso, visite regularmente um consultório odontológico.