13 de maio de 2020

Meu filho bateu o dente. O que devo fazer?

Correr, pular, andar de bicicleta, jogar bola, realmente a infância é uma fase deliciosa! Mas, nessas brincadeiras do dia a dia, as crianças podem cair e bater o dente. Muitos pais entram em pânico, sem saber o que fazer na hora. Primeiro, mantenha a calma, isso é muito importante para cuidar do seu filho nesse momento.

Em seguida, procure um dentista, de preferência um odontopediatra, pois esse profissional poderá avaliar a gravidade do acidente – que pode variar de um corte na gengiva até um traumatismo dentário, com mobilidade, quebra ou perda do dente – e fazer o tratamento adequado.

Enquanto você não consegue ir a consulta, pode tomar algumas atitudes para acalmar seu pequeno e aliviar a dor. Vamos explicar então o que você pode fazer quando seu filho cai e bate o dente. Confira:

Sangramentos: lave o local com água e depois coloque sobre o ferimento uma gaze umedecida com soro ou água filtrada para controlar o sangramento. Se não tiver gaze, pode ser um pano limpo e úmido mesmo. As compressas com gelo também ajudam a estancar o sangue e aliviar a dor no local da batida.

Amolecimento do dente: uma pancada, tombo ou impacto inesperado no dente pode comprometer os ligamentos periodontais, que seguram as raízes do dente, provocando a mobilidade. Nesse caso, o ideal é procurar um dentista o quanto antes para avaliação, mas, na maioria dos casos, o dente se recupera e não há necessidade de extração.

Fratura do dente: quando acontece apenas a quebra de um pedacinho do dente, existem três opções de tratamento. Colagem do fragmento (nesse caso, pegue o pedaço que se soltou e mergulhe-o em um recipiente com soro fisiológico), restauração do dente ou até mesmo tratamento de canal. Somente o dentista poderá avaliar a melhor solução.

Perda do dente: se o dente for arrancado completamente devido a queda ou pancada, ele poderá ser reimplantado, mas essa avaliação fica a cargo do dentista. Para obter sucesso, o reimplante deve ser feito em, no máximo, uma hora. Os dentes de leite não costumam ser reimplantados, pois podem atrapalhar o nascimento do permanente.

Mudança de cor do dente: após 2 ou 3 dias do acidente, pode acontecer um escurecimento do dente. Nos dentes permanentes, isso pode indicar perda de vitalidade e um tratamento de canal resolve. Nos dentes de leite nem sempre é assim e, em muitos casos, a cor poderá voltar ao normal. O ideal é fazer um acompanhamento com odontopediatra.

Essas são algumas das possibilidades, mas bater o dente pode gerar diversas situações e apenas o dentista poderá resolver o problema. As maiores complicações decorrentes de traumas surgem por falta de um tratamento imediato. Por isso, em momentos de emergência como esses, lembramos da importância de contar com um bom plano de saúde para cuidar do seu pequeno e garantir que ele fique bem logo.

A Uniodonto Campinas possui planos odontológicos com mensalidades que cabem no seu bolso e ainda oferece o Plantão Kids, um atendimento especializado para casos de emergências odontológicas com crianças. Saiba mais: https://uniodontocampinas.com.br/plantao-kids/.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


30 Comentários
  1. Ola… Meu filho tem 3 anos caiu com a chupeta e cortou a gengiva o berço dele esta inchado e quanquer coisa que ele faça começa a sangra… O que devo fazer…

  2. Ola, minha sobrinha caiu e bateu a boca no chão, cortou o lábio superior e está Muito inchado.
    Um dos dentes da frente está mole mas não sei se quebrou, ela não deixa ver.
    Lavei, coloquei gelo e dei remédio para dor.
    O que devo fazer?

    • Olá, Luiza! Nesse caso, recomendamos que você leve a sua sobrinha em um odontopediatra. Você pode encontrar a relação de Cirurgiões-dentistas cooperados à Uniodonto Campinas, por aqui: https://www.uniodontocampinas.com.br/portal/procureseudentista/, basta buscar pela cidade e especialidade e, clicar em “Pesquisar”. Se estiver em Campinas, você pode levá-la no Plantão Kids (Av. Brasil, 220 – Vila Itapura) que ela será atendida por um odontopediatra. Qualquer dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

      • Minha filha de 3 anos caiu e sangrou e ficou mole só que aqui não tem como eu levar logo pra emergência só tem como eu ir no dentista segunda acontece alguma coisa grave se eu não levar logo eu dei a ela uma antiflamatorio pra não inflamar mas estou com medo de ela ter alguma coisa

        • Olá, Juciara! Nesse caso, recomendamos que você leve sua filha à uma consulta com um odontopediatra, assim que possível. Somente ele poderá avaliar o ocorrido e dará as orientações necessárias! Qualquer outra dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

          • Minha filha de 1 ano e 8 meses caiu, os 2 dentinhos da frente entraram um pouco pra dentro a gengiva cortou, os lábios interiores fora e dentro, vou levar lá na odonto pediatra o médico me encaminhou , mais queria saber como tira o excesso de sangue que ficou grudado nos dentes, tem bastante.

          • Olá, Horlene! Tudo bem? Neste caso, o odontopediatra te recomendará como retirar este excesso, sem uma consulta prévia é difícil te recomendamos! Qualquer outra dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

  3. Boa noite.. Minha filha bateu a boca brincando na escola e o dente de leite ficou mole, depois de 2 meses arrancou, já tem 1 ano e meio e o dente permanente ainda não nasceu.. E normal?

    • Olá, Vanderleia! Tudo bem? O ideal nesse caso, é levar sua filha em um odontopediatra. Ele poderá avaliar o caso e te orientar sobre este dentinho que está para nascer! Você pode encontrar os odontopediatras cooperados da Uniodonto Campinas através do site: https://www.uniodontocampinas.com.br/portal/procureseudentista/, basta colocar pela sua cidade e colocar a especialidade desejada. Qualquer outra dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

  4. Oi! Meu filho tem 1 ano e 9 meses
    Ele caiu de boca no chão.. levei ele no upa e o médico disse que ia ficar tudo bem .. porém de umas semanas pra cá notei o dente dele meio escuro ( é de leite óbvio) e hoje percebi um pouco mole .. oque eu faço ? Ele corre risco de perde o dentinho?

  5. Olá, estou muito preocupada! Minha bebê de 11 meses está na fase de aprender a caminhar, hoje pela tarde ela estava caminhando só quando levou queda é bateu a boca no chão com muita força. Um dos dentinhos entrou para dentro, o lábio de cima sangrou muito na parte de dentro, a gengiva onde fica os dentinhos de cima também sangrou muito. Será se o dentinho dela não vai mais voltar ao normal ? O que devo fazer ? Estou muuuito preocupada

    • Olá, Érica! Entendemos a preocupação com sua filha! Neste caso, recomendamos que você busque por um odontopediadra, somente ele poderá avaliar e te indicar o que fazer. Você pode encontrar a relação de Cirurgiões-dentistas cooperados à Uniodonto Campinas, por aqui: https://www.uniodontocampinas.com.br/portal/procureseudentista/, basta colocar o nome da cidade e especialidade e clicar em “Pesquisar”. Qualquer dúvida ou necessidade, estamos à disposição!

  6. Minha filha tem 6 anos mas os 5 caiu e bateu os dois dente na frente eles ficaram mole levei a dentista ela falou que era pra deixar pq ñ tinha atingido a gengiva ,depois amolecer bastante aí ranquei agora já tem uns meses bom é até agora nem sinal d dente nascendo

    • Olá, Jean! Indicamos que você agende uma consulta com um cirurgião-dentista de sua confiança. Você também pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.