09 de janeiro de 2023

Língua branca: o que isso significa?

Uma língua saudável tem uma aparência rosada, lisa e hidratada. Se ela apresenta um aspecto mais esbranquiçado e áspero, é melhor prestar atenção, pois algo não vai bem.

A higiene e o cuidado bucal não devem se limitar apenas ao cuidado dos dentes e gengivas. A língua também tem papel fundamental na saúde da boca: esse importante órgão tem características muito particulares, como rugosidades e produção de muco, que facilitam o acúmulo de restos de alimentos e a consequente proliferação de bactérias.

Com a falta de limpeza da língua, os micro-organismos começam a se alimentar de restos alimentares e das células descamadas, ao mesmo tempo que se multiplicam exponencialmente. Tudo isso resulta na formação de uma placa branca e áspera na superfície da língua, chamada de saburra. Como consequência, essas bactérias começam a exalar odor de enxofre durante a fermentação dos detritos, ocasionando mau hálito e irritando as papilas gustativas.

Outra consequência bastante negativa é que a língua torna-se vulnerável à ação do cândida albicans, ocasionando uma doença chamada candidíase oral – também conhecida como sapinho.

Alguns comportamentos também facilitam a formação de saburra, como o jejum prolongado ou intermitente, a desidratação e o uso de medicamentos capazes de causar o ressecamento das mucosas bucais.

Como cuidar da saúde da língua?

É preciso identificar as possíveis causas da formação da saburra lingual, começando por medidas simples e acessíveis:

– Higiene oral: o ideal é adquirir um raspador de língua e utilizá-lo ao acordar, depois das refeições e antes de dormir, seguindo as outras etapas da escovação. É possível utilizar a própria escova de dentes para fazer a remoção dos restos de alimentos e células mortas da língua, mas seu formato pode causar ânsia de vômito. Já o raspador foi projetado de forma que a pessoa possa fazer a limpeza de maneira mais confortável.

Ingestão de água: a ingestão de água em quantidades adequadas vai ajudar a manter a boca hidratada, garantindo um ambiente de dispersão das bactérias. Ela age aqui como um fator positivo adicional, mas sem uma boa higiene oral seu efeito perde potência.

– Buscar auxílio médico: o cirurgião-dentista poderá analisar o histórico do paciente e entender que problema específico pode estar causando a saburra. Ele poderá ou não pedir exames laboratoriais para confirmar seu diagnóstico.

Raspadores de língua

Existem diversos modelos de raspadores de língua disponíveis no mercado, desde os modelos em acrílico até aqueles feitos em cobre. A maior parte dos cirurgiões-dentistas recomenda os modelos confeccionados em aço inoxidável, em razão das suas propriedades. É um material que dificilmente desencadeia reações alérgicas, é fácil de esterilizar e pode ser encontrado em diversos fornecedores (farmácias, marketplaces e sites especializados em saúde bucal).

Para quem prefere ou não pode investir, uma colher de chá é uma boa alternativa para usar como raspador de língua, mas ela recai no mesmo problema de anatomia da escova de dentes. A pessoa deve colocar a parte côncava da colher sobre a língua e raspá-la com cuidado, vindo do fundo da garganta para frente.

O procedimento deve ser feito em frente ao espelho para que a pessoa observe se a camada esbranquiçada está diminuindo a cada passada.

Outros benefícios

Além de ajudar a eliminar fungos e bactérias bucais, atribuindo um hálito mais puro, a limpeza da língua diminui ainda mais o risco de desenvolvimento de cáries, gengivite e tártaro. As papilas gustativas também ficam livres de resíduos, o que restabelece a plena capacidade de transmitir o sabor dos alimentos.

Se mesmo tomando todas essas medidas a incidência da saburra não diminui, pode ser um sintoma de alguma doença autoimune, por exemplo. A recomendação é que o cirurgião-dentista seja procurado imediatamente.