24 de junho de 2020

Gengiva inchada: o que pode ser e como cuidar?

Além da dor de dente, um dos incômodos bucais mais chatos é o inchaço da gengiva. Ele pode vir acompanhado de dor, vermelhidão e sangramentos durante a escovação. Isso significa que sua gengiva está inflamada e esse é um sinal que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Mas, qual a explicação para isso?

Não tem uma, mas muitas explicações. A verdade é que diferentes problemas e hábitos podem deixar sua gengiva inchada. É por isso que vamos explicar para você os principais motivos, como prevenir esse problema e, claro, o que fazer para melhorar.

O que pode causar inchaço nas gengivas?

Identificar a real causa de sua gengiva estar inchada é fundamental para que você faça o tratamento adequado e possa prevenir este problema. Conheça os principais motivos:

Higienização bucal incorreta

A falta de cuidado com a limpeza da sua boca é um dos motivos mais comuns da gengiva inchada. Sem a escovação correta e uso diário de fio dental ocorre o acúmulo de placa bacteriana, que pode causar a inflamação da gengiva ao redor dos dentes. É a famosa gengivite, que pode evoluir para problemas mais graves, como a periodontite.

Então, é importantíssimo cultivar boas práticas de higiene bucal, como escovar bem os dentes e fazer o uso do fio dental.

Tabagismo

Fumar é um hábito que pode prejudicar a sua saúde como um todo, inclusive o estado das suas gengivas. Os produtos químicos do tabaco e até mesmo a fumaça são responsáveis por causar irritações em várias partes da boca, inclusive na gengiva, deixando a área inchada, dolorida e mais avermelhada.

Medicamentos

Alguns medicamentos específicos, como anticoncepcionais ou anticonvulsivantes, por exemplo, podem favorecer o aparecimento de gengivite, que deixa a gengiva inchada e dolorida.

Alterações hormonais

Algumas fases da vida, como gestação, puberdade, menopausa e menstruação, vêm acompanhadas de grandes alterações hormonais. O crescimento na liberação de hormônios aumenta o fluxo sanguíneo para os tecidos e pode causar o inchaço na gengiva.

Como tratar gengiva inchada?

Primeiro, nunca faça tratamentos caseiros, eles podem agravar o problema. A recomendação é sempre procurar um dentista. Ele é o profissional mais preparado para investigar as causas e indicar o tratamento adequado. Por exemplo, se o seu caso for uma gengivite, você irá precisar de uma limpeza de tártaro.

Então, já sabe, se notar que sua gengiva está inchada, dolorida, com vermelhidão ou até sangramentos, a melhor alternativa é agendar uma visita ao seu dentista.

Dicas para evitar o problema

Para manter sua gengiva saudável e o sorriso bonito, você pode adotar alguns cuidados simples no dia a dia. São eles:

• Todos os dias faça uma boa higiene bucal, escovando os dentes de forma correta e usando fio dental;
  • Visite um dentista regularmente para revisões e limpezas profissionais;
  • Afaste-se do cigarro.

Ficou com alguma dúvida? Comente!