21 de julho de 2022

Falta de cálcio nos dentes: como identificar?

O cálcio é um dos minerais mais presentes no corpo, mas quando ele está em falta, causa sérios problemas. Saiba como identificar quando há falta de cálcio e como reverter

Um dos nutrientes fundamentais para a formação dos dentes e dos ossos é o cálcio. Ele também é um dos minerais mais presentes no corpo humano, mas depende de alguns fatores para ser reposto e absorvido no dia a dia. Mesmo presente em diversos alimentos que compõem nossas mesas, é comum encontrar pessoas com deficiência do mineral. Essa falta logo se manifesta por meio de alguns sintomas que vamos mostrar agora.

Sinais da falta de cálcio

Durante o crescimento, o cálcio e o fosfato se combinam para formar a parte dura e visível do dente – que é responsável por proteger toda a parte interna e triturar os alimentos. O cálcio, especificamente, vai se acumulando na parte exterior e mineralizando o esmalte dental.

Como o corpo não é autossuficiente na produção de cálcio, precisamos ingerir esse mineral e cuidar de sua fixação do organismo. Em um primeiro momento, a diminuição dos níveis normais de cálcio no corpo não apresenta sintomas, mas o quadro vai se agravando conforme a situação avança. A falta de cálcio pode estar relacionada a fatores, como deficiência nutricional, deficiência hormonal, intolerância à lactose, doenças em geral ou em decorrência de processos naturais do corpo, como o envelhecimento.

Na boca, os sintomas da falta de cálcio são:

* Sensação de dormência na boca e nos lábios;

* Problemas no maxilar, dificultando a mastigação;

* Dificuldade de engolir;

* Manchas no esmalte dos dentes sem explicação aparente;

* Surgimento de cáries.

Outros sintomas também relatados em consultório são unhas fracas e quebradiças, curvamento da coluna, dores nas costas e osteoporose.

Como prevenir

É importante frisar que não existe reposição de cálcio especificamente para os dentes: a falta do mineral deve ser tratada de maneira global no corpo. Para manter bons níveis de cálcio no organismo, algumas medidas simples podem ser tomadas:

  • Alimentação: alguns alimentos contam com boas quantidades de cálcio e podem ser encontrados em feiras e supermercados. Alguns exemplos são sementes de linhaça, agrião, iogurtes, queijos, grão de bico, amêndoas e brócolis. Outro ponto de atenção é não misturar alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em cálcio, pois eles anulam seus efeitos no corpo. Ao mesmo tempo, é preciso diminuir a ingestão de sal, pois seu excesso faz com que o cálcio seja eliminado pela urina.
  • Luz do sol: tomar banho de sol, no começo da manhã ou final de tarde, aumenta a síntese da vitamina D, responsável pela fixação do cálcio no organismo.

Saúde bucal: as pessoas devem evitar cremes dentais com componentes clareadores, como o carvão ativado, pois eles contribuem ainda mais para a desmineralização e a porosidade dos dentes.

Se já existe um quadro de deficiência de cálcio e os dentes começaram a apresentar desmineralização, o recomendado é evitar alimentos que causam acidez na boca, como doces, refrigerantes, bebidas e alimentos ácidos. É preciso manter a disciplina de uma boa higiene bucal e boa ingestão de água.

No consultório, o dentista pode realizar uma aplicação de flúor e prescrever creme dentais fluoretados, que tenham cálcio em sua composição. Lembre-se: tanto a recomendação de produtos odontológicos quanto a reposição medicamentosa de cálcio deve ser feita apenas pelo profissional de saúde – dentista ou médico especialista.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags