23 de dezembro de 2021

Excesso de chocolate faz mal à saúde bucal?

Não é segredo para ninguém que o chocolate e suas variações estão entre os doces preferidos dos brasileiros. Cerca de 83% compraram chocolate em 2020, um aumento de 1,5% em relação a 2019. Muito além de um simples doce, o chocolate também tem uma função emocional muito grande por estimular a produção de serotonina e o aumento das betaendorfinas, gerando um sentimento de satisfação, principalmente entre o público feminino.
Agora, uma pergunta importante. Quais são os riscos de se consumir chocolate em excesso? 

Comer chocolate faz mal? 

Não, comer chocolate não vai te fazer mal e não é necessário que você corte o alimento do cardápio, porém, é preciso ter alguns cuidados para que a sua saúde bucal não seja afetada. O ideal é que você opte pelo chocolate meio amargo, pois além de saboroso, traz diversos benefícios como melhorar o metabolismo, estabilizar os níveis de glicose, melhora os níveis de colesterol e é rico em antioxidantes. Mas lembre-se, só faz bem se o consumo for moderado. 

Comer chocolate em excesso vai fazer mal à minha saúde bucal? 

Sim, o consumo excessivo do doce vai te fazer mal, a quantidade não é tão importante assim, mas sim a periodicidade com que isso acontece. O açúcar contido no chocolate, quando permanece por muito tempo na boca, fermenta e torna-se ácida, desgastando o esmalte do dente, então o ideal é consumir doces após as refeições, para que seja feita a correta higienização logo após o consumo e não sobre nenhum resíduo de alimentos nos seus dentes. 

Cuide-se! Como dito acima, o ideal é que o consumo de doces seja feito logo após as refeições e que você não demore para fazer a escovação. O mais importante de tudo é manter uma rotina preventiva e se consultar com o cirurgião-dentista a cada 6 meses para não ter dores de cabeça nem complicações. Lembrando, somente um profissional capacitado pode fazer diagnósticos e prescrever tratamentos.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags