09 de setembro de 2020

Entenda como é feita a limpeza de tártaro

Olhando no espelho, algumas pessoas conseguem identificar o tártaro, que tem uma cor amarelada, quase marrom, e costuma aparecer entre os dentes ou próximo à gengiva. Em alguns casos, ele também pode surgir abaixo da linha da gengiva e só o dentista consegue diagnosticar.

A formação de tártaro pode provocar problemas bucais sérios, como gengivite e periodontite. Por isso, ele precisa ser removido. Mas, essa não é uma tarefa simples! Apenas com a escovação não é possível removê-lo. Para isso, é necessária uma limpeza profissional.

Quer saber como é feita a limpeza de tártaro? Vamos te contar o passo a passo desse procedimento e como manter sua boca saudável depois de fazer a limpeza profissional. Confira!

Como o tártaro se forma?

O tártaro é uma crosta dura e quebradiça que se forma quando a placa bacteriana não é devidamente removida e se calcifica na superfície do dente ou rente à gengiva. Composta por bactérias e restos de alimentos, a placa bacteriana é retirada no dia a dia durante a higiene bucal.

Quando a limpeza da boca não é feita corretamente, com escovação e uso do fio dental, há o acúmulo de placa bacteriana, o que leva a formação de tártaro.

Como é feita a limpeza de tártaro?

Como o tártaro é uma camada endurecida, você não consegue removê-lo com a escova e o creme dental. Então, só quem pode fazer isso é o dentista, por meio de uma limpeza com equipamentos e instrumentos adequados.

O profissional fará a limpeza do tártaro usando curetas e ultrassom odontológico para raspar e alisar a superfície do dente. Na sequência, fará a “lavagem” dos dentes com jatos de bicarbonato de sódio, que ajudam a eliminar a placa bacteriana mais profunda.

Para finalizar o procedimento, o dentista realiza um polimento e aplicação de flúor, que ajuda a fortalecer os dentes, evitando a formação de cáries e outras doenças.

Quais os cuidados necessários depois dessa limpeza?

A limpeza de tártaro deve ser feita a cada seis meses ou conforme a orientação do seu dentista. Depois do procedimento, reforce os hábitos de higiene bucal, escovando os dentes após cada refeição e usando o fio dental diariamente.

Além disso, visite regularmente o dentista para prevenir o tártaro e outros problemas bucais, mantendo seu sorriso sempre bonito e saudável.