25 de agosto de 2021

É normal perder os dentes ao ficar mais velho?

No Brasil, mais de 4 milhões de idosos necessitam de prótese parcial (em uma das arcadas dentárias) e outros 3 milhões precisam de prótese total (nas duas arcadas). Isso se deve a um problema muito frequente na terceira idade: a perda dos dentes

Além do incômodo estético, a perda de dentes pode afetar a saúde geral do idoso. A falta de um ou mais dentes prejudica a mastigação dos alimentos e, consequentemente, dificulta a digestão. 

Dependendo da posição do dente ausente, é possível ficar também com a dicção comprometida e tornar a fala uma tarefa mais complicada.

Muitas pessoas acreditam que é normal perder os dentes ao ficar mais velho. Entretanto, isso não é verdade. A seguir, vamos explicar os motivos que podem levar à perda de dentição na terceira idade e o que pode ser feito para evitar esse problema. Acompanhe!

Por que os idosos perdem os dentes?

É normal que os dentes de leite caiam na infância, mas os permanentes existem para ficar na boca durante toda a vida. Por isso, ao contrário do que se diz na cultura popular, a perda de dentes não é um processo natural em decorrência do envelhecimento. 

Na verdade, ela acontece devido à má rotina de higiene oral e a falta de tratamento adequado para problemas bucais como cárie e doença periodontal. Isso significa que existem formas de evitar a perda dos dentes na terceira idade.

Como evitar a perda de dentes na terceira idade?

A prevenção é a principal maneira de evitar a perda de dentes ao ficar mais velho. Por isso, é necessário manter os bons hábitos de higiene bucal, com escovação diária e uso do fio dental. 

Se o idoso possuir alguma limitação física, deve ter a ajuda de um cuidador para realizar esses processos e garantir a higienização correta. 

É imprescindível também manter uma rotina de consultas com o dentista, pelo menos a cada 6 meses. Esse profissional detecta e trata as doenças bucais, garantindo a manutenção da saúde bucal. 

Uma alimentação saudável, evitando açúcar e industrializados, e uma boa hidratação são outras maneiras de cuidar da saúde bucal e evitar problemas que provoquem a perda dos dentes. 

Vale ressaltar que todos esses cuidados devem ser mantidos ao longo da vida para manter o sorriso saudável e minimizar os possíveis problemas no futuro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20135_banners-blogpost_1.png
GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


4 Comentários
  1. Estou muito insatisfeita com o plano, não me mandam boleto , me cobram .
    Não consigo segunda via de boleto… e não me mando o código de barra pra pagar… só me mandam cobrança

Tags