02 de junho de 2021

Devo passar fio dental todos os dias?

Você alguma vez deve ter se questionado sobre isso. Ao pesquisar por aí, você vai encontrar relatos de pessoas que usam o fio dental de duas a três vezes por dia, quem utiliza ele uma vez e a quem faz seu uso de forma aleatória ou somente quando alguma coisa fica presa entre os dentes. 

A polêmica sobre o uso do fio dental já envolveu, inclusive, um debate entre o governo dos Estados Unidos e entidades odontológicas daquele país. A verdade é que, como apontou a American Dental Association (Associação Dental Americana), o fio dental é parte essencial do cuidado de dentes e gengivas.

Mas qual é a melhor forma e periodicidade para utilizá-lo? Continue lendo e saiba a importância de usar o fio dental e confira dicas de especialistas.

Por que é importante usar fio dental diariamente

Quando escovamos os dentes da maneira correta, eliminamos uma boa parcela do resto de alimentos que consumimos. Ocorre, no entanto, que a escova de dentes não consegue alcançar efetivamente todas as áreas entre os dentes e a gengiva. É aí que o fio dental se torna essencial.

A falta do uso dele leva a um acúmulo de placas bacterianas na região subgengival, o que provoca vermelhidão, sangramento ao toque da escova e sinais de inflamação. Esses são os primeiros sintomas de um quadro que pode indicar doenças como a gengivite, causar mau hálito e favorecer o surgimento de cáries. 

É importante destacar, inclusive, que a gengivite pode evoluir para um problema ainda mais grave: a periodontite. Essa doença é uma inflamação das gengivas combinada com a perda óssea. Se não tratada, a periodontite pode levar à perda do dente.

Quantas vezes devo usar o fio dental?

Você já percebeu que precisa utilizar o fio dental todos os dias. Somente assim você consegue evitar a formação de placas bacterianas, que vão comprometer sua saúde bucal. A quantidade de vezes, entretanto, deve corresponder ao número de refeições que você fizer, segundo os especialistas. 

A recomendação dos dentistas é que a escovação seja feita sempre após cada refeição. Com o fio dental não é diferente. O ideal é que ele seja utilizado sempre antes de cada escovação. Dessa forma, você consegue eliminar o acúmulo de alimentos entre os dentes e a escova consegue ser mais efetiva.

Se não for possível utilizar o fio dental sempre no mesmo momento da escovação, ele precisa ser utilizado no mínimo uma vez ao dia. Nesse caso, a preferência é que sua utilização ocorra na escovação noturna, antes de dormir.

Entenda como utilizar o fio dental

Garanta um bom pedaço de fio dental. Retire de 40 a 50 centímetros do fio e prenda uma parte de cada ponta nos dedos médios. Utilize os polegares e indicadores para guiar o fio entre os dentes.

O fio dental deve ser inserido entre todos os dentes e entrar para além da margem da gengiva. Esse é o espaço entre o dente e a gengiva que a escova não alcança. Agora é só guiar o fio dental em torno do desenho do dente para retirar os restos de alimentos. Não empregue muita força para não machucar. O procedimento deve ser feito de forma leve.

Para facilitar o seu trabalho, passe o fio dental em frente a um espelho. É importante deslizar para um novo pedaço do fio a cada dente. Assim, você evita transferir bactérias de um local para o outro.Viu? Não é tão difícil! Basta um pouquinho de dedicação para garantir a higienização total dos seus dentes e a sua saúde bucal. Gostou das dicas? Acompanhe o blog da Uniodonto Campinas e confira mais curiosidades.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários