08 de abril de 2020

Descubra uma lista de alimentos que ajudam a cuidar dos seus dentes

Usar o fio dental e escovar os dentes são hábitos diários que conhecemos bem e ajudam a manter o sorriso lindo e saúdavel. Para cuidar dos seus dentes, você ainda pode incluir na sua rotina um cardápio balanceado com alimentos que contribuam com a saúde bucal.

É isso mesmo, o que você come pode ajudar a limpar, fortalecer e proteger seus dentes, evitando o desenvolvimento de cárie ou qualquer outro problema bucal. Quer saber quais são esses alimentos? Preparamos uma lista com os principais. Anota aí:

Espinafre: rico em fibras, ele ajuda na limpeza natural dos dentes e aumenta a salivação, reduzindo a placa bacteriana e garantindo bom hálito. Também possui ácido oxálico, que contribui na absorção de cálcio, deixando os dentes mais fortes.

Pepino: esse legume atua na produção de saliva, fundamental para a higiene bucal. Com isso, ele acaba limpando naturalmente os dentes e removendo bactérias.

Morango: contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a prevenir manchas amareladas nos dentes. Também possui vitamina C, que combate o acúmulo de placa bacteriana, causadora de tártaro e cárie.

Maçã: excelente fonte de fibras, que aumentam a produção de saliva e o pH da boca, evitando o crescimento de bactérias que causam gengivite, mau hálito e cáries. Considerado um alimento detergente, pois ajuda a manter a limpeza na boca a cada mordida.

Cereais, castanhas e amêndoas: esses alimentos contêm alguns óleos que ajudam no equilíbrio da flora bucal, impedindo a proliferação de bactérias, e criam uma película protetora sobre os dentes, protegendo-os de cáries.

Uva-passa: ela possui ácido oleanólico, um nutriente que dificulta o crescimento de bactérias na boca e ajuda na prevenção de problemas como gengivite.

Queijos: excelente fonte de cálcio e fósforo, uma dupla muito importante para o fortalecimento dos dentes. Além disso, os queijos possuem caseína, uma proteína que ajuda a restaurar o esmalte dos dentes.

Aveia, linhaça e gergelim: esses três alimentos contribuem para o aumento de saliva, o “detergente” natural da boca e, por isso, ajudam a manter os dentes limpos. Eles ainda são ricos em magnésio, ferro e vitamina B, nutrientes bons para fortalecer as gengivas e os dentes.

Peixes: salmão, atum e sardinha são ricos em vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio nos dentes e ossos, deixando-os ainda mais fortes.

Não se esqueça, esses alimentos não substituem os cuidados diários com a higiene da sua boca ou as consultas periódicas ao dentista. Eles são apenas mais um aliado para conseguir dentes saudáveis e bonitos. E aí, pronto para mudar seu cardápio e ter mais razões para sorrir?

Ficou com alguma dúvida? Comente!