19 de agosto de 2020

Dentes do siso: realmente é necessário retirá-los?

O surgimento dos dentes do siso é quase um ritual de passagem da adolescência para a vida adulta. Logo que eles aparecem, lá no fundinho da boca, as pessoas procuram um dentista para fazer a cirurgia de retirada.

Mas, será que realmente é preciso extraí-los? Pode ser que sim, pode ser que não. A seguir, vamos explicar para você em quais situações é necessário retirar o dente do siso e quando ele pode ser mantido.

O que são os dentes do siso?

Conhecidos como dentes do juízo, os terceiros molares são os quatro últimos dentes permanentes a nascerem e costumam aparecer entre os 15 e 20 anos de idade. Em alguns casos, podem ficar escondidos sob a gengiva e só são identificados por meio de uma radiografia panorâmica.

Nem todo mundo tem um ou mesmo todos os dentes do siso. Isso acontece porque algumas pessoas nascem sem a base do dente, o que faz com que ele não se forme.

Tirar ou não tirar?

Extrair os dentes do siso não é uma regra. Em alguns casos eles podem ser mantidos. É possível conviver com eles se houver espaço suficiente para acomodar os quatro dentes “extras” sem causar prejuízos ao sorriso ou à saúde bucal.

Nesses casos, é importantíssimo dar uma atenção especial à limpeza, pois os dentes do siso ficam em uma área difícil de alcançar durante a escovação e podem se tornar um prato cheio para as bactérias.

Quando é necessário retirar os dentes do siso?

Apenas o dentista poderá avaliar se a extração do siso é necessária depois de pedir radiografias. Geralmente, eles são retirados se não houver espaço suficiente na boca para acomodá-los, pois podem ocasionar o desalinhamento dos outros dentes e alterações na mordida.

Fique atento a sintomas como dor, inclusive na mandíbula, e possíveis inflamações na gengiva. Em alguns casos não ocorre a erupção do dente ou ele nasce em um ângulo errado.

Qual a hora certa de extraí-los?

Caso seja necessário retirar os dentes do siso, o ideal é que a cirurgia aconteça ainda na adolescência, porque as raízes não estão completamente formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável, o que facilita a retirada dos sisos.

As consultas periódicas ao dentista são fundamentais para que o profissional identifique se o dente está se desenvolvendo e avalie a necessidade de extração antes mesmo de surgir qualquer incômodo ou desconforto.