15 de julho de 2022

Dente do siso: como aliviar as dores do nascimento?

O “dente do juízo” costuma provocar dores ao nascer. Consultar um cirurgião-dentista é importante para determinar a melhor maneira de diminuir o incômodo desse momento

Os dentes do siso, ou “dentes do juízo” como são conhecidos popularmente, chegam junto com o início da vida adulta. Em condições normais, os quatro novos dentes, lá no fundo do maxilar, podem aparecer a partir dos 16 até os 25 anos, mas há relatos do seu nascimento até muitos anos mais tarde. Há quem passe sem muito estresse por essa fase, mas nem sempre é assim. Os incômodos causados pelo siso podem ser tão fortes que chegam a afetar a rotina da pessoa.

Entre os sintomas mais relatados nos consultórios dos cirurgiões-dentistas estão dores intensas no local da erupção, dores no maxilar – prejudicando a fala e a mastigação, e dores de cabeça. Além disso, o nascimento dos dentes do siso pode ocasionar inchaço facial, infecções nas gengivas e desalinhamento dos demais dentes, caso não haja espaço suficiente. Em casos extremos, é preciso realizar a extração de um ou mais dentes do siso para devolver qualidade de vida para o paciente. O diagnóstico da necessidade ou não da extração é feito exclusivamente pelo cirurgião-dentista.

Aqui, vamos fazer algumas sugestões de como é possível atenuar o doloroso processo de nascimento dos sisos.

Medidas não medicamentosas

Alimentação: lembre-se que, na fase de nascimento dos sisos, as gengivas ficam muito sensíveis. Os dentes do siso estão em um processo de romper a gengiva, um processo que leva algum tempo. Portanto, o mais prudente é colaborar com esse processo por meio de uma iniciativa simples: opte por alimentos mais pastosos, mais macios ou mesmo líquidos. Sopas, cremes, iogurtes, gelatinas, frutas amassadas, enfim. Suavize as texturas dos alimentos, seja por liquidificador, processador ou mesmo com um garfo. Esse é um momento em que é preciso manter o corpo mais resistente às inflamações e infecções.

Higiene oral: mesmo com o local apresentando sensibilidade, é imprescindível manter a rotina de limpeza, principalmente pelo local estar mais propenso a absorver bactérias. Utilize uma escova macia e faça movimentos suaves para não machucar a região.

Compressas de contraste: reveze uma compressa de gelo (envolvida em um tecido) com uma bolsa de água quente (em uma temperatura agradável para evitar queimaduras) dentro de um intervalo de 15 a 20 minutos. Esse procedimento trará conforto ao local e dispersará o inchaço, podendo ser repetido sempre que houver necessidade.

Gargarejos: um gargarejo caseiro pode ser um bom paliativo no combate à dor. Aqueça um pouco de água com sal e vinagre até chegar à temperatura morna. A temperatura precisa ser agradável o suficiente para que se consiga permanecer com um dedo dentro dessa água, mas ainda sentindo a temperatura quente. Faça o gargarejo por 30 segundos e cuspa completamente esse líquido. O vinagre tem propriedades antissépticas e o sal é anti-inflamatório, e ambos podem dar um alívio momentâneo. Procure não ingerir alimentos e bebidas nos 30 minutos seguintes para potencializar o efeito da mistura.

Medidas medicamentosas

Em primeiro lugar, todo e qualquer medicamento para aliviar as dores causadas pelo nascimento do siso deve ser receitado pelo cirurgião-dentista. Afinal, ele fará uma investigação para saber se a pessoa é alérgica a algum componente da fórmula, se já consome algum medicamento e, caso consuma, quais medicamentos podem ser “misturados” sem problemas. Normalmente, os medicamentos que costumam ser recomendados para alívio da dor são géis anestésicos de uso local, anti-inflamatórios e analgésicos, podendo ou não ter seu uso combinado.

É importante consultar um cirurgião-dentista tão logo os dentes do siso comecem a apresentar dor durante seu nascimento. Isso porque, muitas vezes, a dor é um aviso do corpo. Esse dente pode estar nascendo em uma posição inadequada, pode estar tocando a raiz do dente próximo ou ter alguma má formação. Somente um cirurgião-dentista poderá diagnosticar se a situação está dentro do esperado.

Preserve sua saúde bucal mantendo bons hábitos de higiene e uma boa alimentação. Em caso de dúvida, sempre procure seu cirurgião-dentista e siga suas orientações.