18 de março de 2020

Dentadura: 4 cuidados que você precisa ter no dia a dia

Se você usa dentadura, sabe que ela proporciona conforto na hora de falar, mastigar e sorrir. Em média, dura cinco anos, mas precisa de limpeza e manutenção apropriada para se manter conservada. Além disso, é necessário uma série de cuidados para preservar a boa aparência e evitar riscos a sua saúde bucal.

Mas, quais são esses cuidados? É normal ter dúvidas, afinal, a prótese dentária só começa a fazer parte da nossa vida se, por algum motivo, os dentes foram perdidos. Então, para ajudar, nós listamos os quatro principais cuidados que você deve ter com a sua dentadura:

Mantenha os cuidados com a higiene bucal

Muitas pessoas pensam que, por não terem dentes naturais, a higienização da boca pode ser deixada de lado. Na verdade, é totalmente ao contrário. Você deve realizar a higiene bucal como de costume, usando o fio dental e uma escova de cerdas macias.

Limpe adequadamente a gengiva, assim você evita possíveis problemas, como a gengivite; também dê uma atenção especial na limpeza da língua, um enorme depósito de bactérias e restos de alimentos, que podem causar mau hálito.

Faça uma boa limpeza da dentadura 

Ela acumula restos de alimentos e, por isso, é muito importante criar uma rotina de limpeza diária. Após cada refeição, remova a dentadura e escove-a com sabão neutro – evite o uso de creme dental, pois são muito abrasivos -, depois enxágue bem em água corrente. 

O ideal é usar uma escova dental específica para a limpeza de dentadura. A escovação ajuda a evitar que a peça adquira manchas permanentes, mantendo seu sorriso bonito e saudável.

Tire a dentadura antes de dormir

Não é recomendado dormir com a prótese na boca. É durante a noite que os tecidos bucais vão se recompor da pressão feita pela dentadura ao longo do dia. Além disso, à noite, o organismo diminui a produção de saliva e, a prótese precisa estar sempre molhada para não perder seu formato adequado.

Então, antes de ir para a cama, coloque a dentadura em um recipiente com água ou em uma solução específica indicada pelo dentista. Mas, atenção: nunca utilize água quente, isso pode deformar a sua dentadura.

Consulte o seu dentista

Você precisa visitar regularmente um dentista para que ele verifique a adaptação da dentadura na boca e faça ajustes, caso seja necessário. O profissional também vai avaliar as condições de higiene a fim de evitar infecções por fungos e problemas bucais, como candidíase oral, gengivite, entre outros.

Em caso de quebra, corte, rachaduras ou afrouxamento da dentadura, nunca tente ajustá-la por conta própria, pois ela poderá ser danificada e não ter mais conserto.

Agora que você conhece os principais cuidados com a sua dentadura, faça deles um hábito e mantenha o sorriso como o seu melhor cartão de visitas. 

Tem alguma dúvida? Deixe aqui embaixo!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


24 Comentários
  1. Q bom ,comecei usar agora e me disseram q tenho q dormir pra acostumar mais rapido,muito desconfortante,agora tô aliviada

  2. Minha mãe vai viajar, por dez dias, e não quer usar a dentadura nova, pois ainda não se acostumou com ela, e está lhe trazendo muito desconforto. Como conservar a dentadura nova, de modo a não empenar, enquanto ela estiver em viagem?

    • Olá, Lúcia! O ideal é manter a prótese úmida para não ter distorção ou manchas, e perder o brilho. Colocar em copo de água ajuda, porém é importante também trocar a água para não criar subprodutos como limbo, por exemplo. 😉

    • Olá, Simone! Nossa orientação é que higienize a dentadura com escova e sabão e enxague com água corrente. Estamos à disposição!

    • Olá! Indicamos que você agende com o seu cirurgião-dentista e pontue sobre essas lesões. É comum a prótese incomodar e até machucar inicialmente. Sempre há a necessidade de ajustes durante a fase de adaptação, ok?

  3. Por que eu ainda não me acostumei com a minha prótese! Eu não consigo mastigar nada tudo me machuca! Tenho que comer só coisas bem molinha. Tem horas que tenho tantas cica na boca. Minha prótese é de cilicone.

    • Olá, Maria Helena! Nossa orientação é que você procure seu cirurgião-dentista para relatar essa dificuldade na mastigação, porque, em muitas vezes, há a necessidade de novos ajustes na prótese.

Tags