09 de dezembro de 2022

Como resolver os incômodos do siso

O nascimento dos dentes do siso costuma causar dor e uma série de transtornos. Saiba como o cirurgião-dentista pode ajudar nesse caso.

Os últimos e temidos dentes a despontar são os terceiros molares, conhecidos como dentes do siso ou “do juízo”. Ao todo são quatro dentes: dois em cima e dois embaixo, lá no final das arcadas dentárias. Eles costumam aparecer entre os 16 e 20 anos de idade.

É muito comum o nascimento dos sisos ser acompanhado por transtornos como:

• Sobreposição de dentes (encavalamento), devido ao pouco espaço na arcada;
  • Enxaquecas, caso os dentes comprimam alguns feixes de nervos;
  • Erupção parcial acompanhada de infecção e inflamação;
  • Inchaço na gengiva;
  • Inchaço no rosto devido ao alto grau inflamatório na gengiva.

Em qualquer um desses casos, o cirurgião-dentista deve ser consultado para um exame detalhado. Há formas diferentes de tratar cada um desses problemas e o objetivo mais importante é restabelecer a qualidade de vida do paciente.

Diminuindo o incômodo

Alguns passos podem ajudar a amenizar a situação até a data da consulta, mas vale ressaltar que somente o cirurgião-dentista saberá as melhores medidas para cada caso.

Alimentação: é importante evitar alimentos muito duros, apimentados ou com acidez alta quando os sisos estiverem rompendo. A gengiva inflamada fica mais sensível e pode sofrer se entrar em contato com esses tipos de alimentos.

Escovação: durante o nascimento do siso, a gengiva costuma apresentar sensibilidade e pode ficar ainda mais irritada durante a escovação. O ideal é trocar a escova mais resistente por uma escova macia, com a cabeça menor, para alcançar mais facilmente o fundo da boca. Nessa fase, a escovação deve ser ainda mais disciplinada e completa, sempre utilizando um creme dental enriquecido com flúor. Além disso, é muito importante continuar utilizando o fio dental em todas as escovações, pois isso evitará que algum resto de alimento fique em contato com a área do siso.

Enxaguante bucal: caso a pessoa ainda não utilize, a recomendação é utilizá-lo tão logo perceba o nascimento dos sisos. Por ser um antisséptico bucal, sua ação garante um ambiente com bactérias sob controle, evitando o desenvolvimento de inflamações e infecções nessa área, que estará fragilizada e desprotegida.

Compressas: compressas de água fria freiam a inflamação e diminuem o inchaço, enquanto as compressas de água quente ajudam a aliviar a dor gengival. É possível fazer ambas as compressas em tempos alternados, mas tudo isso vai depender da orientação dada pelo cirurgião-dentista.

Medicamentos: muitos cirurgiões-dentistas receitam anti-inflamatórios e analgésicos para atuar como paliativo nos incômodos gerados pelas gengivas inflamadas, com quantidade e periodicidade definidas. Não recomendamos qualquer tipo de automedicação, pois é preciso entender a individualidade de cada paciente antes de indicar um tratamento.

Outra questão decorrente do nascimento do siso é a extração do dente. Não é incomum que o dente do siso esteja torto dentro das gengivas, algumas vezes até mesmo deitado. Nesses casos, a indicação de sua retirada pode ser sugerida – uma microcirurgia realizada no próprio consultório e com anestesia local.

Seja qual for o caso, o ideal é buscar ajuda de um cirurgião-dentista, pois ele é a pessoa mais indicada para monitorar o nascimento e a saúde dos seus dentes.