04 de março de 2020

Como evitar a cárie durante a gravidez

A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo da mulher. As alterações hormonais influenciam no humor, no sono, na alimentação e até na saúde bucal. Durante a gestação, a mulher fica mais suscetível a ter cáries e precisa redobrar os cuidados com a higiene bucal.

As cáries são mais comuns nesse período pois, além das mudanças hormonais, as gestantes alteram os hábitos alimentares e têm uma maior ocorrência de vômitos. Tudo isso pode modificar a composição da saliva e o pH da boca, deixando os dentes mais propensos ao aparecimento da cárie.

Por que é importante prevenir as cáries durante a gravidez?

Sem dúvida, a maior preocupação das futuras mamães é com o bem-estar do bebê. Para isso, é preciso ter alguns cuidados com a saúde bucal a fim de prevenir a formação de cáries.

Esses cuidados são importantes, pois as bactérias causadoras das cáries podem atingir a corrente sanguínea da mãe e provocar partos prematuros e perda de peso do feto. Então, quais são esses cuidados? É isso que a gente vai contar para você agora!

1) Faça uma boa higiene oral

Aqui não tem segredo! Mantenha a escovação e o uso do fio dental em dia para retirar o acúmulo de placa bacteriana, responsável pela formação das cáries. Pelo menos três vezes ao dia, ok? Se você está com dificuldades na escovação devido aos enjoos e ânsias de vômito, uma boa alternativa é testar novos sabores de pasta, seguindo as recomendações do seu dentista.

2) Aumente a higiene em caso de vômitos

Muitas mulheres têm ocorrências frequentes de vômitos durante a gravidez e precisam cuidar ainda mais da saúde bucal. Isso porque os ácidos estomacais podem danificar o esmalte dos dentes, contribuindo para o surgimento das cáries. 

Portanto, após os vômitos, sempre enxágue a boca com uma colher de chá de bicarbonato de sódio misturada com água, para diluir e reequilibrar o conteúdo ácido na boca.

3) Evite doces em excesso

Parece que durante a gravidez aquela vontade de comer um docinho fica ainda maior, não é mesmo? Mas, é bom evitar ao máximo alimentos que tenham muito açúcar, como chocolate, balas e sorvetes. Entram nessa lista também os salgadinhos e refrigerantes.

O açúcar é o principal alimento das bactérias que estão na boca e estimula a produção de ácidos. Esses ácidos podem dissolver o esmalte dos dentes e contribuir com a formação de cáries.

>> “Seis passos simples para manter seus dentes longe da cárie” – Blog Post <<

4) Inclua alimentos ricos em cálcio e vitamina D

Os alimentos ricos em cálcio e vitamina D ajudam a manter os dentes fortes. Então, vale a pena incluir no cardápio, por exemplo, leite, queijos, peixes (como salmão e sardinha) e ovos. Eles serão seus aliados na prevenção da cárie e outros problemas bucais. 

Além dessas práticas, é essencial fazer um acompanhamento com o seu dentista de confiança desde o início da gestação. Assim, a gravidez poderá ser mais saudável e tranquila. Aproveite as visitas ao dentista para também perguntar sobre os cuidados com a escovação dos dentes da criança no futuro.

Cuidar bem do seu sorriso é tão importante para você quanto para o seu bebê!

Precisa de ajuda? Deixe nos comentários, nós vamos ajudar!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags